Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física: um estudo de caso com o método instrução pelos colegas (Peer Instruction)

Autores

  • Maykon Gonçalves Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p171

Resumo

O presente estudo de caso, conduzido com dois licenciandos em Física que aplicaram o método ativo de ensino Instrução pelos Colegas (IpC) nos seus estágios de docência, visa investigar conflitos e dificuldades experimentadas, vantagens e desvantagens percebidas e como influenciaram suas atitudes em relação ao IpC. Os principais conflitos e dificuldades enfrentados pelos graduandos relacionaram-se ao comportamento dos alunos durante as votações inerentes ao IpC e à escolha dos testes conceituais. As respostas dos estudantes aos testes conceituais não foram efetivamente usadas como feedback pelos estagiários. Quanto às vantagens apontadas pelos estagiários, destacam-se a discussão entre os estudantes sobre tópicos de Física e o engajamento desses em sua própria aprendizagem; em relação às desvantagens, a necessidade de tempo para o aluno refletir sobre os testes conceituais e a limitação do tempo de aula para resolução de problemas. Apesar dos conflitos vivenciados, os estagiários desenvolveram atitudes positivas em relação ao IpC.

Biografia do Autor

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

. Licenciado em Física (2010), mestre (2013) e doutorando em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus CAVG (Pelotas, Rio Grande do Sul).

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e bacharel em Física pela Universidade Federal de Rio Grande (2000). Mestre (2002) e doutor (2005) em Física, na área de concentração Ensino de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Professor Associado do Departamento de Física da UFRGS e editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestre em Física (1979) e doutora em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de British Columbia (Canadá, 1982-1984). Professora Titular do Departamento de Física da UFRGS e editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professora e orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional).

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos