Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física: um estudo de caso com o método instrução pelos colegas (Peer Instruction)

Autores/as

  • Maykon Gonçalves Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p171

Resumen

O presente estudo de caso, conduzido com dois licenciandos em Física que aplicaram o método ativo de ensino Instrução pelos Colegas (IpC) nos seus estágios de docência, visa investigar conflitos e dificuldades experimentadas, vantagens e desvantagens percebidas e como influenciaram suas atitudes em relação ao IpC. Os principais conflitos e dificuldades enfrentados pelos graduandos relacionaram-se ao comportamento dos alunos durante as votações inerentes ao IpC e à escolha dos testes conceituais. As respostas dos estudantes aos testes conceituais não foram efetivamente usadas como feedback pelos estagiários. Quanto às vantagens apontadas pelos estagiários, destacam-se a discussão entre os estudantes sobre tópicos de Física e o engajamento desses em sua própria aprendizagem; em relação às desvantagens, a necessidade de tempo para o aluno refletir sobre os testes conceituais e a limitação do tempo de aula para resolução de problemas. Apesar dos conflitos vivenciados, os estagiários desenvolveram atitudes positivas em relação ao IpC.

Biografía del autor/a

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

. Licenciado em Física (2010), mestre (2013) e doutorando em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus CAVG (Pelotas, Rio Grande do Sul).

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e bacharel em Física pela Universidade Federal de Rio Grande (2000). Mestre (2002) e doutor (2005) em Física, na área de concentração Ensino de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Professor Associado do Departamento de Física da UFRGS e editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestre em Física (1979) e doutora em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de British Columbia (Canadá, 1982-1984). Professora Titular do Departamento de Física da UFRGS e editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS atuando como professora e orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional).

Publicado

2017-11-24

Número

Sección

Artigos