A história da astronomia nos livros de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental do PNLD 2017-2019

Autores

  • Adelves de Sousa Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Cilene Freire de Menezes Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p75

Palavras-chave:

História da Astronomia, Programa Nacional de Livros Didáticos, Ciências Naturais.

Resumo

Compreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.

Biografia do Autor

Adelves de Sousa Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atuou como professor substituto, contratado pelo IEL, no na rede pública estadual da Bahia, no município de Senhor do Bonfim – BA. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino de Biologia, Astronomia e Química.

Maria Cilene Freire de Menezes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade de Pernambuco, Especialização e Mestrado em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta III, Coordenadora do Estágio Supervisionado e Coordenadora do Laboratório Didático do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, Campus Sr. do Bonfim/BA. Membro do Núcleo de Pesquisa de Educação em Ciências (NPEC) da Univasf. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias para o ensino de ciências, estágio supervisionado e formação de professores.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos