A história da astronomia nos livros de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental do PNLD 2017-2019

Autores

  • Adelves de Sousa Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Cilene Freire de Menezes Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p75

Resumo

Compreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.

Biografia do Autor

Adelves de Sousa Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atuou como professor substituto, contratado pelo IEL, no na rede pública estadual da Bahia, no município de Senhor do Bonfim – BA. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino de Biologia, Astronomia e Química.

Maria Cilene Freire de Menezes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade de Pernambuco, Especialização e Mestrado em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta III, Coordenadora do Estágio Supervisionado e Coordenadora do Laboratório Didático do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, Campus Sr. do Bonfim/BA. Membro do Núcleo de Pesquisa de Educação em Ciências (NPEC) da Univasf. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias para o ensino de ciências, estágio supervisionado e formação de professores.

Referências

ALABARRACÍN, L. M. M.; NARDI, R. Aportes da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores de química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Org.) A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras Editora, 2016. p. 199-230.

AMARAL, P.; OLIVEIRA, C. E. Q. V. Astronomia nos livros didáticos de ciências – uma análise do PNLD 2008. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 12, p. 31-55, 2011.

BANDEIRA, A.; STANGE, C. E. B.; SANTOS, J. M. T. Uma Proposta de Critérios para Análise de Livros Didáticos de Ciências Naturais na Educação Básica. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Ponta Grossa, 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, C.; PAULINO W. Ciências – o meio ambiente. São Paulo: Editora Ática, 6ª ed. 2015.

BEJARANO, N. R. B.; CARVALHO, A. M. P. Professor de Ciências Novato, Suas Crenças e Conflitos. Investigações em Ensino de Ciências , v. 8, n. 3, p. 257-280, 2003.

BEMFEITO, A. P.; PINTO, C. E. Projeto Apoema de Ciências 9. 2ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.

BIZZO, N. História da ciência e ensino da ciência: instrumentos para a prática e a pesquisa escolar. In: ARANTES, V. A. (Org.) Ensino de ciências: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2013. p. 13-54.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: ciências - Ensino fundamental anos finais/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.

CANALLE, J. B. G.; TREVISAN, R. H.; LATTARI, C. J. B. Análise do Conteúdo de Astronomia de Livros de Geografia de 1º Grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física., v. 14, n. 3: p. 254-263, 1997.

CANTO, E. L. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2015.

CARNEVALLE, M. R. (Org.). Jornada.cie. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012, p.14-51.

CARNEVALLE, M. R. (Org.). Projeto Araribá: ciências. São Paulo: Editora Moderna, 4ª ed. 2014, p. 168-186.

CARVALHO, H. R.; NASCIMENTO, L. A.; SILVA, B. V. C. Uso de textos históricos para uma abordagem pedagógica sobre a natureza da ciência. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 23, p. 7-37, 2017.

CASTRO, R. S. Investigando as contribuições da Epistemologia e da História da Ciência no Ensino das Ciências: de volta ao passado. In: GATTI, S. R.T.; NARDI, R. (Org.) A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras Editora, 2016. p. 29-52.

CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22 n. 68, p. 169-186, 2017.

EINSTEN, Albert. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1999.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANÇA, V. H.; MARGONARI, C.; SCHALL, V. T. Análise do Conteúdo das Leishmanioses em Livros Didáticos de Ciências e Biologia Indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009). Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 625-644, 2011.

GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Astronomia na sala de aula: por quê?. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n.9, p. 7-15, 2010.

GANDOLFI, H. E.; FIGUEIRÔA, S. F. M. A História da Ciência e o Ensino Interdisciplinar: uma revisão de propostas e contribuições. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Águas de Lindóia, SP. 2013.

GATTI, S. R. T.; NARDI, R. A pesquisa em ensino de ciências: aproximando aspectos de história e filosofia da ciência à sala de aula. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Org.) A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras Editora, 2016. p. 9-28.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris: ciências: ensino fundamental 2. São Paulo, 2. ed. Editóra Ática, 2015.

GIANFALDONI, M. H. T. A. O universo é infinito e seu movimento é mecânico e universal: Isaac Newton (1642-1727). In: ANDERY, M. A. P. A. MICHELETO, N.; SÉRIO, T. M. P.; RUBANO, R. D.; MOROZ, M.; PEREIRA, M. E.M.; GIOIA, S. C.; GIANFALDONI, M. H. T. A.; SAVIOLI, M. R.; ZANOTTO, M. L. B. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. p. 237-252.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOWDAK, D.; MARTINS, E. Ciências novo pensar, 6º ano. São Paulo FTD, 2ª ed. 2015, p. 12-32.

HAWKING, S. W. MLODINOW, L. Uma Nova História do Tempo. Rio de Janeiro: Pocket Ouro, 2008. 222 p.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2009, v. 31, n. 4, p. 4402-4412.

LANGHI, R.; NARDI, R Ensino de Astronomia: Erros Conceituais mais Comuns Presentes em Livros Didáticos de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 87-111,. 2007.

LÉPINE, J. A Via láctea, Nossa Ilha no Universo. São Paulo: EDUSP, 2008.

LOPES, S. Investigar e Conhecer: ciências da natureza, 6º ano. São Paulo: Editora Saraiva. 2015.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1: p. 112-131, 2007.

MARTINS, R. A. O Universo: Teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo, 2ª ed. Editora Livraria da Física, 2012.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. (Science & Education, 1(1), 11-47, 1992. Traduzido por Claudia Mesquita de Andrade).

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

NERY, A. L. P. Para Viver Juntos: Ciências da Natureza, 6º ano. São Paulo, 4. ed. Editora SM, 2015a.

NERY, A. L. P. Para Viver Juntos: Ciências da Natureza, 9º ano. São Paulo, 4. ed. Editora SM, 2015b.

PASSOS, E.; SILLOS, A. Tempo de Ciências 6. São Paulo, 2ª ed. Editora do Brasil, 2015.

PEREIRA, A. M.; SANTANA, M.; WALDHELM, M. Projeto Apoema de Ciências 6. São Paulo: Editora do Brasil, 2ª ed. 2015.

SCHLEIGH, S. P.; SLATER, S. J.; SLATER, T. F.; STORK, D. J. The New Curriculum Standards For For Astronomy In The United States. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 20, p. 131-151, 2015.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, v.17.n. 1, p. 1-14, 2015.

TAKAHASHI, B. T.; BASTOS, F. Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Org.) A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras Editora, 2016. p. 133-156.

TREVISAN, R. H.; LATTARI, C. J. B.; CANALLE, J. B. G. Assessoria na avaliação do conteúdo de Astronomia dos livros de ciências do primeiro grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 14, n. 1, p. 7-16, 1997.

TRIVELLATO JÚNIOR, J.; KANTOR, C. LISBOA, J. F.; MOTOKANE, M.; TRIVELLATO, S. Ciências, 6º ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2015.

USBERCO, J.; SCHECHTMANN, E.; VELLOSO, H, M.; MANOEL, J.; FERRER, L. C. l. Companhia das Ciências, 6º ano. São Paulo, 4ª ed. Editora Saraiva, 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos