O filme “Guerra dos Mundos” (1953) e as Percepções sobre a Ciência e o Trabalho Científico na Guerra Fria
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67619Resumo
Em 1953, foi lançado o filme Guerra dos Mundos, uma adaptação do romance homônimo de H.G. Wells, publicado em 1898. Neste artigo, analisamos como esse filme refletiu a tendência de valorização da ciência no período em que foi lançado, impulsionada pelas disputas políticas e militares características da Guerra Fria. Em um primeiro momento, apresentamos um panorama historiográfico sobre anos iniciais da Guerra Fria, especialmente sobre os desenvolvimentos científicos surgidos a partir da década de 1950 e o crescente enaltecimento da ciência que deles emergiram. Em seguida, mostramos como algumas cenas do filme Guerra dos Mundos (1953) reforçaram essa valorização, ao reposicionar o cientista de coadjuvante a protagonista em relação à obra original de Wells e ao ressaltar uma visão indutivista da ciência. A partir desse estudo teórico, acreditamos ser possível fornecer subsídios para atividades de ensino na interface entre história das ciências e cinema.
Referências
ABIB, M. L. V. S. Em busca de uma nova formação de professores. Ciência & Educação, n. 3, p. 60-72, 1996.
ARROIO, A. Cinema as narrative to teach nature of science in science education. Western Anatolia Journal of Educational Sciences (WAJES), Special Issue, p. 87-92, 2011.
BERNADET, J. C. O que é cinema. São Paulo: Livraria Brasiliense, 1980.
CARREGA, J. M. N. O cinema de George Pal. Revista Livre de Cinema, v. 3, n. 1, p. 53-61, 2016.
CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
CHAVES, S. N. História da Ciência Através do Cinema: Dispositivo Pedagógico na Formação de Professores de Ciências. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 83-93, 2012.
CHIQUETTO, M. J. O currículo de física do ensino médio no Brasil: Discussão retrospectiva. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2011.
FIGUEIREDO, B. G.; SILVEIRA, A. J. T. História da ciência no cinema 3. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.
FOUREZ, G. A Construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Ed. UNESP, 1995.
GOMES, A. C. V.; FIGUEIREDO, B. G.; TRUEBA, C. C. História da ciência no cinema 4. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
GOMES, A. C. V.; FIGUEIREDO, B. G.; TRUEBA, C. C.; CARVALHO, E. B. História da ciência no cinema 5. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.
HENDERSHOT, C. Anti-Communism and Ambivalence in Red Planet Mars, Ivansion USA, and The Beast of Yucca Flats. Science Fiction Studies, v. 2, p. 2, 2001.
HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HÖTTECKE, D.; SILVA, C. C. Why implementing history and philosophy in school science education is a challenge: an analysis of obstacles. Science & Education, v. 20, n. 3-4, p. 293-316, 2011.
KOJEVNIKOV, A. The little ball made science bigger. Nature, v. 449, p. 542, 2007.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, p. 85-93, 2000.
MARTINS, R. A.; SILVA, C. C.; PRESTES, M. E. B. History and philosophy of science in science education, in Brazil. In: MATTHEWS, M. R. (Org.). International handbook of research in history, philosophy and science teaching. Dordrecht: Springer, 2014. p. 2271-2299.
MEDITSCH, E. B. V. Entre Wells e Welles: o roteiro de Howard Koch pôs A Guerra dos Mundos na Era do Rádio. In: ZAREMBA, L.; BENTES, I. (Org.). Rádio Nova: Constelações da Radiofonia Contemporânea. Rio de Janeiro: Publique/ECO/UFRJ, 1999, v. 3, p. 135-14.
MELO, C. G.; WINTER, O. C. A era espacial. In: WINTER, O. C.; PRADO, A. F. B. A. (orgs.). A conquista do espaço: do Sputnik à Missão centenário. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. EPU: São Paulo. 1986.
OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 133-150, 2006.
OLIVEIRA, B. J. História da ciência no cinema, Belo Horizonte: Argvmentvm, 2005.
OLIVEIRA, B. J. História da ciência no cinema 2, Belo Horizonte: Argvmentvm, 2007.
OLIVEIRA, L. D. Aprendendo Física com o Homem-Aranha: Utilizando Cenas do Filme para Discutir Conceitos de Física no Ensino-Médio. Revista Física na Escola, v.7, n. 2, 2006.
PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 3, p. 525-40, 2009.
ROBERTS, A. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. São Paulo: Seoman, 2018.
SÁ, T. M. Os Estados Unidos e o fim da Guerra Fria. Relações Internacionais, n. 43, p. 15-29, 2014.
SOUSA, A. F. A Linguagem Cinematográfica em Gattaca: o que (mais) os filmes podem ensinar sobre ciência? Dissertação de mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2016.
SILVA NETO, C. P.; FREIRE JÚNIOR, O. Um presente de Apollo: lasers, história e aplicações. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, 2017.
SILVA, R.S. A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). Dissertação de mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2018.
SILVA, R. S.; MOURA, B. A.; DIETRICH, A. M. Guerra dos Mundos (1953) e a visão de ciência no pós-guerra. Contemporartes: revista semanal de difusão cultural, v. 7, 2017.
TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE JR., O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (orgs.). Temas de História e Filosofia da Ciência. Natal: Editora da UFRN, 2012. p. 9-40.
VALIM, A. B. Imagens vigiadas: Uma história do cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945-1954. Tese de Doutorado em História Social – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
VANOYE, F.; GOLLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
WELLS, H. G. A Guerra dos Mundos. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2016.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY