História e filosofia da ciência na educação básica: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e76590Resumo
A História e Filosofia da Ciência (HFC) vêm sendo apontadas como fundamentais para a compreensão científica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o novo documento que estrutura a Educação Básica do país. Neste sentido, o artigo visa compreender a presença da HFC neste documento, no que diz respeito às Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e Médio. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicam que existe uma incoerência entre as linhas historiográficas adotadas nos textos introdutórios e nas competências e habilidades de cada etapa. Sendo assim, conclui-se que é necessária uma fundamentação mais consistente da HFC na BNCC, a fim de que ela não se torne mais um dificultador da inserção desse tipo de abordagem e, consequentemente, contribua para uma disseminação de visões inadequadas sobre a Natureza da Ciência (NdC).
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