History and philosophy of science in basic education: reflections based on the Base Nacional Comum Curricular

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e76590

Abstract

History and Philosophy of Science (HPS) have been pointed out as essential to scientific understanding. The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) is the new document that structures the country's Basic Education. In this sense, the article aims to understand the presence of HPS in this document regarding its Natural Sciences section for Elementary Education and High School. The data were analyzed using Content Analysis and the results indicate that there is an inconsistency between the historiographic lines adopted in the introductory texts and in the competences and skills of each stage. Therefore, it is concluded that a more consistent basis for HPS in BNCC is necessary, so that it doesn’t become another obstacle to the insertion of this type of approach and, consequently, contributes to the dissemination of inadequate views about the Nature of Science.

Author Biographies

Patricia Vecchio Guarnieri, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Química pela UEL (2015). Mestra (2018) em Educação para a Ciência pela UNESP, campus de Bauru. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP) e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC). Desenvolve pesquisas em temas relacionados ao Ensino de Ciências/ Química articulando a HFC e formação de professores. Atua como professora na EB da rede pública do Estado de São Paulo.

Mônica Regina Vieira Leite, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Química pela UNESP - Campus Bauru (2018). Mestra em Educação para a Ciência pela UNESP (2020). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP, bolsista CAPES e membro do GPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: HFC, Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química. 

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Universidade Estadual Paulista

Doutora (2011) e Mestre (2004) em Educação para Ciência pela UNESP – Campus de Bauru; Especialista em Metodologia e Didática de Ensino pela atual UENP (1999); licenciada em Física e Ciências pela UFSCar (1982); licenciada em Matemática (UENP,1985); e licenciada em Pedagogia com Administração Escolar (1995). É membro do GPEC e do conselho editorial da revista Ciência & Educação. Atualmente é Profª Assistente do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru.

Sandra Regina Teodoro Gatti, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Física pela UNESP - Campus de Bauru (1995), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela UNESP (2000) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2005). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP- Bauru, e membro do GPEC. É professora do Departamento de Educação da FC/BAURU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, HFC no ensino, Metodologia e Prática de Ensino de Física.

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Published

2021-11-16

Issue

Section

Artigos