Reflexões sobre o ensino de física e a educação em direitos humanos a partir dos eventos que contemplam a área de pesquisa em ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82789Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as publicações, na área de Ensino de Física, que envolvem a Educação em Direitos Humanos (EDH), com atenção às contribuições apresentadas e aos desafios enfrentados. A identificação destas produções acadêmicas pode contribuir com a divulgação e o desenvolvimento de práticas e pesquisas futuras sobre esta temática. A partir da metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) foram levantados artigos envolvendo a EDH em eventos que contemplam o Ensino de Física, no período de 2012 a 2019. Foi possível detectar um crescimento nas publicações, referentes à perspectiva analisada, em eventos mais recentes. Os trabalhos encontrados relatam desafios a serem superados e contribuições no campo da pesquisa em Ensino de Física e também no ambiente escolar. Cabe destaque, como desafios, o diagnóstico de violações dos DH, as imposições da cultura hegemônica e barreiras culturais que prejudicam a inclusão e o empoderamento das minorias. Entre as contribuições apresentadas pelos trabalhos encontrados, merecem destaque: o desenvolvimento de propostas metodológicas, incluindo atransformação dos conteúdos de ciências e práticas com a intenção de formar professores na perspectiva de EDH.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Almedina. São Paulo, 2011.
BONFIM, Hanslivian Correia Cruz; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A articulação do ensino de Ciências Naturais e Direitos Humanos. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 abr. 2020.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 14 abr. 2020.
CARBONARI, Paulo César. Sentidos dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: uma abordagem. Passo Fundo, RS. Ano XVIII, n. 34, p. 156-167, 2009.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008.
CANDAU, Vera Maria; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação. Educação em direitos humanos e formação de professores. Cortez Editora. São Paulo, 2013.
CRUZ, Ana Cristina Souza da. Análise de Propostas para Abordagem de Conceitos da Química por meio de Conteúdos Cordiais. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
CRUZ, Ana Cristina Souza da. Interculturalidade e Educação Ambiental nas práticas pedagógicas para valorização da cultura. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Anais. Florianópolis, SC, 2017.
DAMKE, Anderléia Sotoriva; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Políticas Educacionais, Direitos Humanos e Violências: a Invisibilidade na Formação de Professores de Ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
DOMINGOS, Patrícia; QUEIROZ, Gloria. Avaliando a Sequência Didática Flutuação dos Corpos e Vida. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Universidade de Brasília. Brasília, 2001.
FERREIRA, Marcello; LOGUECIO, Rochele de Quadros. A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciências. REVELLI - Revista de Educação, Língua e Literatura. Inhumas, GO. Vol. 6, n. 2, p. 33-49, 2014.
GUIMARÃES, Y.A.F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Educação em Ciências, 2011. Anais. Campinas-SP, 2011, p. 1-12.
KOLLER, S. H.; COUTO, C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. Penso. Porto Alegre, 2014.
LEAL, Patrícia; FORATO, Thaís C. de M.. Ciência e Religião no ensino de física: promoção da interculturalidade, direitos humanos e aprendizado de conteúdos científicos. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física , 2017. Anais. São Carlos, SP, 2017.
MAIOR, Nivea Maria Santos Souto; CLEMENTINO, Milca Oliveira; COSTA, Rosiane Oliveira da; LEAL, Sara Duarte Cordeiro. Direitos humanos e serviço social: demandas e desafios contemporâneos. Temporalis. Brasília, DF. n. 36, p. 127-138, 2018.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999, p.7-32.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Unijuí. Ijuí, 2011.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. Atlas. 2. ed. São Paulo, 1985.
ODA, Welton. Em que língua as licenciaturas indígenas pronuncia Biodiversidade?. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
OLIVEIRA, Érica de; LEITE, Cristina. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018. In: XVII Encontro de Pesquisa em ensino de Física, 2018. Anais. Campos do Jordão, SP, 2018.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto; GUERRA, Andreia; QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campelo. A Análise Crítica do Discurso na formação de professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. Anais. Águas de Lindóia, SP, 2015.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campello. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciênc. educ. Bauru, SP. 2018, vol.24, n.2. Disponível em: ttps://doi.org/10.1590/1516-731320180020007. Acesso em: 14 abr. 2020.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Planejar com direitos humanos na formação de professores de ciências. Revista Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, AM. [S.l.], v. 10, n. 22, p. 231-245, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/645. Acesso em: 14 set. 2020.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Planejar aulas de Ciências com Base na Educação em Direitos Humanos: uma análise na formação inicial de professores. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Anais. Florianópolis, SC, 2017.
PAIVA, Ayane de Souza; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. Questões Sociocientíficas e Educação em Direitos Humanos: consensos e possibilidades. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
RAKOS, Florencia Medina; Educação em direitos humanos e conexão escola mundo: desafios e oportunidades no processo de empoderamento juvenil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em:
https://comunic.paginas.ufsc.br/files/2020/04/Florencia-Rakos-2.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.
RIOS, Natália Tavares Ramiarina; Educação Ambiental e Direitos Humanos na Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em:
http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0233-1.pdf. Acesso em: 06 dez. 2020.
SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. São Carlos: UFSCar. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 14 jun. 2020.
SOUZA, Ana Carla de; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; LOURINHO, Rita Joice Magno; ABREU, Josyane Barros; FREITAS, Magalhães da Silva. Direitos humanos e a formação de professores de ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY