Reflexões sobre o ensino de física e a educação em direitos humanos a partir dos eventos que contemplam a área de pesquisa em ensino de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82789

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as publicações, na área de Ensino de Física, que envolvem a Educação em Direitos Humanos (EDH), com atenção às contribuições apresentadas e aos desafios enfrentados. A identificação destas produções acadêmicas pode contribuir com a divulgação e o desenvolvimento de práticas e pesquisas futuras sobre esta temática. A partir da metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) foram levantados artigos envolvendo a EDH em eventos que contemplam o Ensino de Física, no período de 2012 a 2019. Foi possível detectar um crescimento nas publicações, referentes à perspectiva analisada, em eventos mais recentes. Os trabalhos encontrados relatam desafios a serem superados e contribuições no campo da pesquisa em Ensino de Física e também no ambiente escolar. Cabe destaque, como desafios, o diagnóstico de violações dos DH, as imposições da cultura hegemônica e barreiras culturais que prejudicam a inclusão e o empoderamento das minorias. Entre as contribuições apresentadas pelos trabalhos encontrados, merecem destaque: o desenvolvimento de propostas metodológicas, incluindo atransformação dos conteúdos de ciências e práticas com a intenção de formar professores na perspectiva de EDH.

Biografia do Autor

Filipe de Lima Silveira , Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor ACT da rede estadual de ensino de Santa Catarina.

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor pesquisador no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica desta mesma instituição. Foi Professor visitante na City Universityof New York (CUNY) (2021-2022) pelo Programa CAPES/PRINT-UFSC. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC e do projeto Conexão Escola Mundo da UFSC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Formação de professores, com interesse nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Cultura Hacker; Alfabetização Científica e Técnica; Educação em Direitos Humanos; e Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Almedina. São Paulo, 2011.

BONFIM, Hanslivian Correia Cruz; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A articulação do ensino de Ciências Naturais e Direitos Humanos. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 abr. 2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 14 abr. 2020.

CARBONARI, Paulo César. Sentidos dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: uma abordagem. Passo Fundo, RS. Ano XVIII, n. 34, p. 156-167, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008.

CANDAU, Vera Maria; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação. Educação em direitos humanos e formação de professores. Cortez Editora. São Paulo, 2013.

CRUZ, Ana Cristina Souza da. Análise de Propostas para Abordagem de Conceitos da Química por meio de Conteúdos Cordiais. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

CRUZ, Ana Cristina Souza da. Interculturalidade e Educação Ambiental nas práticas pedagógicas para valorização da cultura. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Anais. Florianópolis, SC, 2017.

DAMKE, Anderléia Sotoriva; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Políticas Educacionais, Direitos Humanos e Violências: a Invisibilidade na Formação de Professores de Ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

DOMINGOS, Patrícia; QUEIROZ, Gloria. Avaliando a Sequência Didática Flutuação dos Corpos e Vida. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Universidade de Brasília. Brasília, 2001.

FERREIRA, Marcello; LOGUECIO, Rochele de Quadros. A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciências. REVELLI - Revista de Educação, Língua e Literatura. Inhumas, GO. Vol. 6, n. 2, p. 33-49, 2014.

GUIMARÃES, Y.A.F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Educação em Ciências, 2011. Anais. Campinas-SP, 2011, p. 1-12.

KOLLER, S. H.; COUTO, C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. Penso. Porto Alegre, 2014.

LEAL, Patrícia; FORATO, Thaís C. de M.. Ciência e Religião no ensino de física: promoção da interculturalidade, direitos humanos e aprendizado de conteúdos científicos. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física , 2017. Anais. São Carlos, SP, 2017.

MAIOR, Nivea Maria Santos Souto; CLEMENTINO, Milca Oliveira; COSTA, Rosiane Oliveira da; LEAL, Sara Duarte Cordeiro. Direitos humanos e serviço social: demandas e desafios contemporâneos. Temporalis. Brasília, DF. n. 36, p. 127-138, 2018.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999, p.7-32.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Unijuí. Ijuí, 2011.

DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. Atlas. 2. ed. São Paulo, 1985.

ODA, Welton. Em que língua as licenciaturas indígenas pronuncia Biodiversidade?. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

OLIVEIRA, Érica de; LEITE, Cristina. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018. In: XVII Encontro de Pesquisa em ensino de Física, 2018. Anais. Campos do Jordão, SP, 2018.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto; GUERRA, Andreia; QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campelo. A Análise Crítica do Discurso na formação de professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. Anais. Águas de Lindóia, SP, 2015.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campello. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciênc. educ. Bauru, SP. 2018, vol.24, n.2. Disponível em: ttps://doi.org/10.1590/1516-731320180020007. Acesso em: 14 abr. 2020.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Planejar com direitos humanos na formação de professores de ciências. Revista Areté Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, AM. [S.l.], v. 10, n. 22, p. 231-245, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/645. Acesso em: 14 set. 2020.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Planejar aulas de Ciências com Base na Educação em Direitos Humanos: uma análise na formação inicial de professores. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Anais. Florianópolis, SC, 2017.

PAIVA, Ayane de Souza; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. Questões Sociocientíficas e Educação em Direitos Humanos: consensos e possibilidades. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

RAKOS, Florencia Medina; Educação em direitos humanos e conexão escola mundo: desafios e oportunidades no processo de empoderamento juvenil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em:

https://comunic.paginas.ufsc.br/files/2020/04/Florencia-Rakos-2.pdf. Acesso em: 04 jun. 2021.

RIOS, Natália Tavares Ramiarina; Educação Ambiental e Direitos Humanos na Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em:

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0233-1.pdf. Acesso em: 06 dez. 2020.

SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. São Carlos: UFSCar. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 14 jun. 2020.

SOUZA, Ana Carla de; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; LOURINHO, Rita Joice Magno; ABREU, Josyane Barros; FREITAS, Magalhães da Silva. Direitos humanos e a formação de professores de ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Anais. Natal, RN, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Artigos