Aprender com modelagem: relações entre modelagem (matemática) e processos criativos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p241Resumo
Este artigo teórico objetiva apresentar uma proposta metodológica, construída a partir de uma pesquisa que analisou as relações entre os processos criativos de diferentes profissionais e procedimentos de modelagem (matemática). A proposta, chamada aprender com modelagem, toma por base as ideias teóricas de Rodney Bassanezi e Maria Salett Biembengut. A pesquisa que originou este artigo foi realizada com 10 profissionais de diferentes ramos, seus resultados incentivaram a publicação dessa proposta teórica. Indicam-se caminhos para utilizar como prática pedagógica a modelagem, por meio do aprender com modelagem, na busca por desenvolver criatividade e comunicação, no intuito de valorar a cultura e o entorno do estudante. Como resultados apresentam-se as categorias: Intenção – escolha da temática a ser desenvolvida; Projeção – familiarização com o assunto, busca por subsídios; Criação – elaboração dos primeiros esboços e do ‘produto’ (modelo); Produto – validação e avaliação do modelo. Considerações e recomendações acerca da educação sugerem maneiras de utilizar o aprender com modelagem como alternativa pedagógica para qualquer ano de escolarização e disciplina.
Referências
AROUCA, C. A. C. Arte na escola: como estimular um olhar curioso e investigativo nos alunos dos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Anzol, 2012.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010.
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & Processo Cognitivo.. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2003, Piracicaba. Anais...Piracicaba: UNIMEP, 2003.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática & Implicações no Ensino e Aprendizagem de Matemática. 3ª ed. Blumenau: Edifurb, 2007.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: Editora da FURB, 2014.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
BIEMBENGUT, M.S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 5ª ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.
BLUM, W. Icme study 14: Applications and modelling in mathematics education — discussion document. In: Educational studies in mathematics, 51, p.149–171, 2003.
BLUM, W.; GALBRAITH, P. L.; HENN, H-W.; NISS, M. Modelling and Applications in Mathematics Education. New York: Springer, 2007.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Editora Porto, 2010.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/6_Nacional_Desenvolvimento/ldb%20lei%20no%204.024,%20de%2020%20de%20dezembro%20de%201961.htm Acesso em 05 de junho de 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso: 3 jun.2017.
BURAK, D.; KLÜBER, T. Encaminhamentos didático-pedagógicos no contexto de uma atividade de modelagem matemática para a Educação Básica. In: ALMEIDA, L. M. W; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Londrina: Eduel, 2011. p. 44-64.
D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: reflexões sobre educação e matemática, São Paulo: Summus, 1986.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
FARIA, H.; GARCIA, P. Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário. 2.ed. São Paulo: Instituto Pólis, 2003.
FORGUS, R. H. Percepção: o processo básico do desenvolvimento cognitivo. Tradução Nilce Pinheiro Mejias. São Paulo: Universidade de Brasília, 1971.
GEORGE, F. Modelos de Pensamentos. Trad. Mário Guerreiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.
GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: Para além das teorias de reprodução. Trad. Ângela Maria B. Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986.
GIROUX, H.; SIMON, R. Cultura Popular e Pedagogia Crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In.: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2011. p. 93-124.
GODOY, E. V. Currículo, cultura e educação matemática. Campinas: Papirus, 2015.
JACOBY, S. S.; KOWALIK. Mathematical modelling with computers. NJ: Prentice Hall, 1980.
LUBART, T. Psicologia da criatividade. Trad. Márcia Conceição Machado Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MADRUGA, Z. E. F. Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem. Tese de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2016.
MADRUGA, Z. E. F.; BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & Aleg(o)rias: um enredo entre cultura e educação. Curitiba: Appris, 2016.
MARIOTTI, H. Os operadores cognitivos do pensamento complexo. 2007. Disponível em <http://www.humbertomariotti.com.br/imagens/trabalhosfoto/402007_operadores.pdf>
Acesso em 03 de junho de 2015.
MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
SKURNIK, L. S. GEORGE, F. Iniciação à Psicologia. Trad. Deny Felix Fonseca. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY