Tribute to Maurice Bazin: a lighthouse of the practice for freedom

Authors

  • Carlos Hiroo Saito Universidade de Brasília
  • Fabio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p279

Abstract

This is a text written after the death of Maurice Bazin, in the context of an articulation of tribute to this scientist-educator. We seek to characterize his trajectory from the perspective of cultural practice for the freedom of the oppressed, explaining his productions within the scope of the Science for the People movement and the liberating educational references used by him. Our analytical focus highlights the influence of his scientific, cultural and socioeducational practices in the training and professional performance of the the both authors of this manuscript, as university professors of sciences. We emphasize the Espaço Ciência Viva as his main educational action in Brazil. At the end, as an exercise in cultural synthesis, we highlight formative potentialities for the scientific and technological education area from the perspective of education as a practice of freedom.

Author Biographies

Carlos Hiroo Saito, Universidade de Brasília

Professor efetivo, classe Titular, é Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), e Análise de Sistemas pela PUC/RJ (1990), tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento. Conduz trabalhos com uma abordagem interdisciplinar nas linhas de pesquisa de Educação Ambiental, Segurança Hídrica e de Gestão do Território. É também Presidente da Global Water Partnership-South America. Co-editor responsável pela Revista Sustentabilidade em Debate. Membro do comitê gestor do projeto INCT aprovado ODISSEIA - Observatório das dinâmicas socioambientais: Sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas, ambientais e demográficas. ORCID iD: 0000-0002-5757-9629.


Fabio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Física (Universidade Federal de Santa Catarina, 1985), Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (Universidade da Região de Blumenau, SC, 1987), Mestrado em Educação, área de concentração Educação e Ciência (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990) e Doutorado em Educação, área de concentração Didática (Universidade de São Paulo, 1995) e Pós-Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina, 2007). Atualmente é professor titular do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos Cursos de Física (presencial e a distância), Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (presencial e a distância). Tem experiência na área da Educação Científico-Tecnológica, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Tecnologia Educacional, especialmente no âmbito da mediação tecnológica livre e aberta. Atua prioritariamente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais em Rede no Ensino de Física, Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, Hipermídia, Pesquisa-Ação Educacional, Educação Dialógico-Problematizadora, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Published

2018-11-28

Issue

Section

Artigos