A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
Resumo
Considerando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY