Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos

Autores/as

  • Clara de Carvalho Machado Universidade Federal Fluminense
  • Marise Basso Amaral Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p7

Resumen

O presente artigo discute uma dimensão mais cultural do ensino de Botânica a partir do uso de memórias ilustradas dos alunos de licenciatura sobre essa temática. O trabalho tem como base a discussão da cegueira botânica e a importância de atribuir às plantas identidade e protagonismos nas intervenções de ensino e aprendizagem. Tal dimensão pode ser construída a partir do resgate das histórias, das memórias pessoais dos alunos, bem como das narrativas culturais sobre os personagens botânicos em filmes, documentários, música, poesias, ciências, literatura etc. O trabalho desenvolveu-se principalmente a partir dos desenhos e fotografias reunidos pelos alunos e as histórias a eles relacionadas ao longo de três encontros. Essa atividade levou para o ensino de botânica a utilização de imagens e cenários pouco explorados pelo currículo escolar, mas que, no decorrer das atividades, se mostraram potencializadores de uma experiência plena de sentido.

Biografía del autor/a

Clara de Carvalho Machado, Universidade Federal Fluminense

É licenciadaem Ciências Biológicaspela Universidade Federal Fluminense. Atualmente cursa o bacharelem Ciências Biológicasna mesma Universidade. É bolsista do projeto de extensão Ensino de Ciências para Séries Iniciais e Educação Infantil. Atualmente, realiza trabalhos de extensão no projeto Conhecendo Outras Plantas Alimentícias e participa do projeto de pesquisa Estudos Etnobotânicos nas Comunidades Tradicionais de Niterói.

Marise Basso Amaral, Universidade Federal Fluminense

É licenciadaem Ciências Biológicaspela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma instituição (PPG-EDU/UFRGS). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Trabalha as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino oferecida aos licenciandosem Ciências Biológicas, participa do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) e no momento é coordenadora do Sub-projeto Biologia junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Publicado

2015-06-05