Saúde mental na atenção básica - uma pesquisa bibliográfica exploratória em periódicos de saúde coletiva (1997-2007)

Carlos Alberto Pegolo da Gama, Rosana Onocko Campos

Resumo


Este estudo realiza uma pesquisa bibliográfica exploratória em periódicos da área de Saúde Coletiva – Revista de Saúde Pública; Revista Ciência e Saúde Coletiva; Cadernos de Saúde Pública; Revista Brasileira de Epidemiologia; Physis - Revista de Saúde Coletiva; Interface - Comunicação, Saúde e Educação – no período de 10 anos (1997-2007). Os artigos foram selecionados por tratarem do tema Saúde Mental na Atenção Básica. Foram encontrados 45 artigos, sendo 15 na Revista de Saúde Pública, 15 nos Cadernos de Saúde Pública, 11 na Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2 na Interface - Comunicação, Saúde e Educação, 1 na Physis - Revista de Saúde Coletiva e 1 na Revista Brasileira de Epidemiologia. A produção está concentrada na região sudeste com 68% dos artigos. Constatou-se que 38% dos artigos utilizaram metodologia quantitativa, 34% qualitativa, 10% quanti-quali e 18% são revisões bibliográficas. Os artigos foram divididos em 4 categorias: Perfil Epidemiológico, Concepção dos Atores , Modelos de Atenção e Formação. Os artigos apontam para a existência de uma demanda expressiva e uma política pública incipiente, revelando uma distância muito grande entre as propostas da política pública e a realidade cotidiana dos serviços. Percebe-se a existência de alguns dispositivos de trabalho e algumas mudanças nas concepções tradicionais que podem ser potencializadoras de transformações.

Palavras-chave


Saúde Mental; Atenção Básica; Estudos Epidemiológicos; Políticas Públicas; Programa de Saúde da Família; Transtornos Mentais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2020.