Modelo conceitual de Bullying
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Resumo
Os casos trágicos de bullying têm chamado à atenção da sociedade em todo o mundo e a comunidade científica tem se esforçado no desenvolvimento de estratégias de prevenção nas escolas. Diante disso, o diagnóstico precoce pode ser um forte aliado na luta contra este fenômeno que apresenta um cenário tradicionalmente divido nos papéis de agressor, vítima e testemunhas. Este estudo tem por objetivo desenvolver um modelo de bullying que possibilite identificar o fenômeno e foi executado em três etapas: 1) Revisão de literatura; 2) Elaboração de uma tabela de especificação das facetas e indicadores; 3) Representação visual do bullying (modelo conceitual). Os resultados apontam para um modelo no qual o bullying é considerado um fenômeno multidimensional que envolve o agressor, a vítima e a testemunha. Neste sentido, os agressores, bulliers, são as crianças e adolescentes que realizam os constrangimentos com decorrências físicas e/ou psicológicas nas vítimas que sofrem o dano; o fenômeno pode ser assistido por testemunha. Como resultado este estudo apresenta um modelo informativo para a sensibilização e conscientização de pais, educadores e a comunidade em geral, bem como propiciar o desenvolvimento de instrumentos de medidas e métodos de avaliação de bullying. Além disso, pode fornecer subsídios para uma possível intervenção, contribuir diretamente para a saúde e o bem estar dos envolvidos, tendo em vista que o fenômeno, muitas vezes, não é identificado ou interrompido pela ausência de esclarecimentos.
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