Modelo conceitual de Bullying

Autores

  • Lizandra da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carla Zanelatto
  • Izabel Carolina Martins Campos
  • Silvia Alexius
  • Silvana Ligia
  • João Luiz Dornelles Bastos
  • Dalton Francisco de Andrade
  • Walter Ferreira de Oliveira

Palavras-chave:

Bullying, Psicometria, Saúde mental, Modelo conceitual.

Resumo

Os casos trágicos de bullying têm chamado à atenção da sociedade em todo o mundo e a comunidade científica tem se esforçado no desenvolvimento de estratégias de prevenção nas escolas. Diante disso, o diagnóstico precoce pode ser um forte aliado na luta contra este fenômeno que apresenta um cenário tradicionalmente divido nos papéis de agressor, vítima e testemunhas. Este estudo tem por objetivo desenvolver um modelo de bullying que possibilite identificar o fenômeno e foi executado em três etapas: 1) Revisão de literatura; 2) Elaboração de uma tabela de especificação das facetas e indicadores; 3) Representação visual do bullying (modelo conceitual). Os resultados apontam para um modelo no qual o bullying é considerado um fenômeno multidimensional que envolve o agressor, a vítima e a testemunha. Neste sentido, os agressores, bulliers, são as crianças e adolescentes que realizam os constrangimentos com decorrências físicas e/ou psicológicas nas vítimas que sofrem o dano; o fenômeno pode ser assistido por testemunha. Como resultado este estudo apresenta um modelo informativo para a sensibilização e conscientização de pais, educadores e a comunidade em geral, bem como propiciar o desenvolvimento de instrumentos de medidas e métodos de avaliação de bullying. Além disso, pode fornecer subsídios para uma possível intervenção, contribuir diretamente para a saúde e o bem estar dos envolvidos, tendo em vista que o fenômeno, muitas vezes, não é identificado ou interrompido pela ausência de esclarecimentos.  

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Publicado

2014-07-25

Como Citar

SILVA, L. da; ZANELATTO, C.; CAMPOS, I. C. M.; ALEXIUS, S.; LIGIA, S.; BASTOS, J. L. D.; ANDRADE, D. F. de; OLIVEIRA, W. F. de. Modelo conceitual de Bullying. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 178-179, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68960. Acesso em: 25 jan. 2022.

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