Do silêncio à voz: A experiência da construção de uma oficina de rádio em um centro de convivência no município de Belo Horizonte

Conteúdo do artigo principal

Regina Céli Fonseca Ribeiro
Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi
Izabel Christina Friche Passos

Resumo

Os Centros de Convivência, como espaços alternativos para a atenção em saúde mental, são espaços privilegiados de construção de histórias de vida. Professores do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, por intermédio da disciplina de Prática Clínica em Terapia Ocupacional II, vêm desenvolvendo há três semestres, em parceria com um dos Centros de Convivência da capital Belo Horizonte e com a Rádio UFMG Educativa, uma oficina de rádio junto aos usuários do equipamento. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção da oficina. A ideia central da oficina, ao menos inicialmente, era que os usuários se reapropriassem de sua voz. Ao colocar o saber técnico, o diagnóstico e a clínica em suspensão, de forma deliberada, percebeu-se que a potencialidade para assumir o protagonismo da própria história é latente em cada usuário e que, talvez, sejamos apenas temporários no processo.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, Regina Céli Fonseca; TOMASI, Alessandro Rodrigo Pedroso; PASSOS, Izabel Christina Friche. Do silêncio à voz: A experiência da construção de uma oficina de rádio em um centro de convivência no município de Belo Horizonte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 96–110, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69243. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69243. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Regina Céli Fonseca Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG; doutoranda em Psicologia Social/UFMG; saúde mental.

Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG; doutorando em Estudos do Lazer/UFMG; saúde coletiva.

Izabel Christina Friche Passos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada do Departamento de Psicologia e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da Fafich/UFMG e do Mestrado Profissional "Promoção da Saúde e Prevenção da Violência" da Faculdade de Medicina/UFMG; saúde mental; saúde coletiva.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)