Entre serviços e experiências de adoecimento: Narrativas e possibilidades de Recovery em saúde mental

Conteúdo do artigo principal

Ellen Cristina Ricci

Resumo

Este artigo surge de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender o cotidiano de usuários em tratamento nos serviços substitutivos de saúde mental, com diagnóstico do espectro esquizofrênico, através de suas narrativas sobre seu cotidiano a partir da experiência de adoecimento. No campo da saúde mental têm-se poucas pesquisas que valorizam a experiência dos usuários a partir da sua própria narrativa.

A pesquisa foi multicêntrica, qualitativa, com referencial da psicopatologia fenomenológica e aproximações aos estudos sócio-antropológicos, a partir da técnica de grupos focais. O estudo ocorreu entre 2009-2011 nos municípios de Campinas, Rio de Janeiro e Salvador, e os dados analisados com base na fenomenologia interpretativa.

O objetivo deste artigo foi analisar as narrativas sobre a experiência do adoecimento psíquico de usuários de CAPS, em relação aos diferentes espaços de tratamento e quais serviços são sensíveis aos processos de recovery. A palavra recovery será usada em inglês, pois ainda não há consenso entre pesquisadores do conceito sobre sua tradução para a língua portuguesa.O resultado foi a preferência pelo cuidado nos CAPS, onde os usuários sentiram-se ouvidos, acolhidos e implicados no tratamento, ao passo que os hospitais psiquiátricos provocaram a privação de liberdade produziu violência física, quebra de vínculos familiares, territoriais e terapêuticos. Conclui-se que os CAPS são mais sensíveis para explorar a complexidade e singularidade da experiência do adoecimento em esquizofrenia bem como acolher e estimular processos de recovery.

Detalhes do artigo

Como Citar
RICCI, Ellen Cristina. Entre serviços e experiências de adoecimento: Narrativas e possibilidades de Recovery em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 212–228, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i21.69547. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69547. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)