Oficina de teatro em um centro de convivência: Uma vivência de diálogo sobre questões sociais e empoderamento de crianças

Conteúdo do artigo principal

Nicole Guimarães Cordone
Ellen Cristina Ricci
Bruno Ferrari Emerich
Rosana Teresa Onocko Campos
Milena Camargo Barberio

Resumo

Trata-se de relato de experiência sobre uma oficina de teatro e expressão corporal realizada num Centro de Convivência de Campinas/SP em parceria com uma Organização Não Governamental (ONG) que acolhe crianças e adolescentes de 7 a 14 anos no período de contra-turno escolar. Foi uma vivência que contribuiu para promover o debate sobre questões sociais e de discriminação. A partir da apresentação da experiência, busca-se discutir sobre os sentidos que a atividade foi assumindo ao longo do processo, a importância de promover atividades artísticas e culturais na saúde mental e o papel dos Centros de Convivência na promoção de saúde e efetivação da integralidade do cuidado. Conclui-se que a proposição de atividades em saúde mental pode ser muito potente e propiciar para os sujeitos a experimentação de novas possibilidades, criação, expressão, produção de vida, convivência, inserção na rede social, acesso a bens culturais, criação de sentidos, exercício da potência de ação, entre outros. 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
CORDONE, Nicole Guimarães; RICCI, Ellen Cristina; EMERICH, Bruno Ferrari; CAMPOS, Rosana Teresa Onocko; BARBERIO, Milena Camargo. Oficina de teatro em um centro de convivência: Uma vivência de diálogo sobre questões sociais e empoderamento de crianças. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 146–156, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69228. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69228. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Nicole Guimarães Cordone, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Terapeuta Ocupacional com especialização pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas.

Ellen Cristina Ricci, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Terapeuta Ocupacional - USP (2007). Mestra pela Faculdade de Ciências Médicas - Departamento de Saúde Coletiva - Área de concentração: Políticas, Planejamento e Gestão - Unicamp (2015), Supervisora do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde Mental - UNICAMP. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Unicamp.

Bruno Ferrari Emerich, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Saúde Coletiva (Unicamp), Supervisor do Primeiro Ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNICAMP)

Rosana Teresa Onocko Campos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Graduação em Ciências Médicas pela Universidade Nacional de Rosário (1986), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2013). 

Milena Camargo Barberio, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Psicóloga com especialização pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)