Implicações do inglês como Língua Franca manifestadas em planos de aula produzidos por professores em formação inicial em um curso de Letras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e102124Palavras-chave:
Inglês como Língua Franca, Formação Docente Inicial, Planos de Aula, Curso de LetrasResumo
Tendo em vista a expansão do inglês como uma língua de contato entre falantes de diferentes contextos, isto é, o inglês como língua franca (ILF) e suas implicações no ensino-aprendizagem do idioma, este artigo tem como objetivo analisar planos de aula de acadêmicos do terceiro ano do curso de Letras, elaborados durante aulas que abordavam a perspectiva do ILF, em uma disciplina de formação de professores de uma universidade pública paranaense. O estudo é de natureza qualitativa e epistemologia interpretativista, caracterizando-se como um estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa baseia-se nos trabalhos de alguns estudiosos do ILF, como Jenkins (2009), e do ILF na formação de professores, a exemplo de Gimenez (2015) e Duboc (2018). Os resultados evidenciam, nos planos de aula, uma menor ênfase no modelo do falante nativo e uma ampliação de variedades de língua inglesa. No que tange à formação docente inicial e ILF, é preciso continuar com as discussões sobre a perspectiva em variados contextos na universidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017.
DUBOC, A.P.M. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “inglês como língua franca” no Componente Curricular Língua Inglesa da BNCC. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 48, p. 10-22, jan./jun. 2019.
DUBOC, A. P. M. The ELF teacher education: Contributions from postmodern studies. In:GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (Ed.) English as a Lingua Franca in Teacher Education: a Brazilian Perspective. Berlin: Walter de Gruyter, 2018. p. 159-187.
DRUBIN, D. G.; KELLOGG, D. R. English as the universal language of science: opportunities and challenges. National Center for Biotechnology Information, 2012. Disponível em: https://www.molbiolcell.org/doi/epdf/10.1091/mbc.e12-02-0108. Acesso em: 10 jan. 2025.
EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. English in the contemporary world. In: CALVO, L. C. S.; FREITAS, M. A.; ALVES, E. F. (Org.). Formação inicial de professores: habilidades linguísticocomunicativas e inglês como língua franca. Maringá, PR: Eduem, 2015.
GIMENEZ, T. Antes de babel: inglês como língua franca. In: ENCONTRO DE LETRAS: LINGUAGEM E ENSINO – ELLE, 7., 2009, Londrina. Anais. Londrina: UNOPAR, 2009. p. 1-10.
GIMENEZ, T.; KADRI, M. S. E.; CALVO, L. C. S.; SIQUEIRA, D. S. P.; PORFIRIO, L. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 3, p. 593-619, 2015.
GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. Awareness raising about English as a lingua franca in two Brazilian teacher education programs. In: GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (Ed.) English as a Lingua Franca in Teacher Education: a Brazilian Perspective. Berlin: Walter de Gruyter, 2018. p. 211-230
MAURANEN, A. Conceptualising ELF. In: JENKINS, J.; BAKER, W.; DEWEY, M. (Eds.) The Routledge Handbook of English as a Lingua Franca. Routledge - Taylor & Francis Group. London and New York, 2018. p. 7-24.
SANTOS, J. N.; SIQUEIRA, S. Desafios contemporâneos na formação de professores de inglês: algumas contribuições dos estudos de Inglês como Língua Franca. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 8, n. 3, p. Port. 65-86 / Eng. 64-84, set. 2019.
SIFAKIS, N. C. Two obstacles to enabling change in ELF-Aware teacher education and how to overcome them. Estudos linguísticos e literários. Salvador, n. 65, núm. esp, p. 104-117. 2020.
SIQUEIRA, S. ELF with EFL: what is still needed for this integration to happen? ELT Journal, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/345321234_ELF_with_EFL_what_is_still_needed_for_this_integration_to_happen. Acesso em: 10 jan. 2025.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como Língua Franca Não é Zona Neutra, é Zona Transcultural de Poder: Por Uma Descolonização de Concepções, Práticas e Atitudes. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. 93-113, dez. 2018.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan, Luciana Cabrini Simões Calvo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.