Implicações do inglês como Língua Franca manifestadas em planos de aula produzidos por professores em formação inicial em um curso de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e102124

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca, Formação Docente Inicial, Planos de Aula, Curso de Letras

Resumo

Tendo em vista a expansão do inglês como uma língua de contato entre falantes de diferentes contextos, isto é, o inglês como língua franca (ILF) e suas implicações no ensino-aprendizagem do idioma, este artigo tem como objetivo analisar planos de aula de acadêmicos do terceiro ano do curso de Letras, elaborados durante aulas que abordavam a perspectiva do ILF, em uma disciplina de formação de professores de uma universidade pública paranaense. O estudo é de natureza qualitativa e epistemologia interpretativista, caracterizando-se como um estudo de caso do tipo etnográfico. A pesquisa baseia-se nos trabalhos de alguns estudiosos do ILF, como Jenkins (2009), e do ILF na formação de professores, a exemplo de Gimenez (2015) e Duboc (2018). Os resultados evidenciam, nos planos de aula, uma menor ênfase no modelo do falante nativo e uma ampliação de variedades de língua inglesa. No que tange à formação docente inicial e ILF, é preciso continuar com as discussões sobre a perspectiva em variados contextos na universidade.

Biografia do Autor

Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan, Universidade Estadual de Maringá

Professora colaboradora do Departamento de Letras Modernas, na Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE/UEM).

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Letras Modernas, no Programa de Graduação e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil. Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Brasil, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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