Fac Ut Ardeat: Fogo e Recursos Cinematográficos como Elementos Socialmente Simbólicos em The Flamethrowers, de Rachel Kushner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e103560

Palavras-chave:

Literatura e Cinema, Ponto de vista narrativo, Romance Estadunidense, Rachel Kushner, Ato Socialmente Simbólico

Resumo

A hipótese deste ensaio é de que o romance “The Flamethrowers”, de Rachel Kushner (2013), tem como recursos de construção e estilo a adaptação, para a narrativa literária, de uma série de elementos e técnicas cinematográficas, bem como insere como conteúdo temático para o centro de consciência da obra a noção da base e da superestrutura.  A análise tomou como referência o conceito de literatura como ato socialmente simbólico, de Fredric Jameson, bem como um dos muitos leitmotive presentes no livro: o fogo. Argumentamos que os elementos de construção e estilo são responsáveis tanto pela ancoragem histórica, quanto pela representação, nas camadas narrativas, do capitalismo tardio em sua capacidade de englobar todas as esferas da vida.

Biografia do Autor

Luana Barossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do grupo "O insólito ficcional na literatura contemporânea", da UPM e do "Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas", da UFSC. 

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da história”. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.

BRECHT, Bertolt. Mother Courage and Her Children: A Chronicle of the Thirty Years' War. New York: Grove Press, 1991.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: The Time Image. London & New York: The Athlone Press, 2005.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

EISENSTEIN, Sergei. Selected works II: Towards a theory of montage. London: I.B. Tauris, 2010.

FRIEDMAN, Norman. “Point of View in Fiction: The Development of a Critical Concept”. PMLA Vol. 70, No. 5, 1955, pp. 1160-1184.

HENDERSON, Brian. The Long Take. A Critique of Film Theory. New York: E. P. Dutton. 1980.

JAMESON, Fredric. O Inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992 [1980].

KUSHNER, Rachel. The Flamethrowers. New York: Scribner, 2013.

MARINETTI, Filippo Tomasi.. I Manifesti del futurismo. Firenze: Edizioni di “Lacerba”, 1914. https://ia902807.us.archive.org/4/items/imanifestidelfut00mariuoft/imanifestidelfut00mariuoft.pdf

MILLER, Laura. “Rachel Kushner's ambitious new novel scares male critics”. Salon, maio, 2013. https://www.salon.com/2013/06/05/rachel_kushners_ambitious_new_novel_scares_male_critics/

MIRIELLO, Nicholas. “What Is This Review Interested In?”: On Frederick Seidel’s Review of Rachel Kushner’s “The Flamethrowers”. Los Angeles Review of Books, 2013. https://lareviewofbooks.org/article/what-is-this-review-interested-in-on-frederick-seidels-review-of-rachel-kushners-the-flamethrowers/

PASOLINI, Pier Paolo. Heretical Empiricisms. Indiana: Bloomington, 1988.

RIBEIRO, Daniel Valle. “Nero e o incêndio de Roma”. Varia História. UFMG, Vol. 1, n. 1, 1985. P. 62-75.

TUCKER-ABRAMSON, Myka. “The Flamethrowers and the Making of Modern Art”. In Kennedy, Lian; Shapiro, Stephen (Orgs.) Neoliberalism and the contemporary American Novel. Hanover: Darthmouth College Press, 2019. p. 73-91.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: Opacidade e transparência. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê em Estudos Literários e Culturais

Categorias