Fac Ut Ardeat: Fogo e Recursos Cinematográficos como Elementos Socialmente Simbólicos em The Flamethrowers, de Rachel Kushner
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e103560Palavras-chave:
Literatura e Cinema, Ponto de vista narrativo, Romance Estadunidense, Rachel Kushner, Ato Socialmente SimbólicoResumo
A hipótese deste ensaio é de que o romance “The Flamethrowers”, de Rachel Kushner (2013), tem como recursos de construção e estilo a adaptação, para a narrativa literária, de uma série de elementos e técnicas cinematográficas, bem como insere como conteúdo temático para o centro de consciência da obra a noção da base e da superestrutura. A análise tomou como referência o conceito de literatura como ato socialmente simbólico, de Fredric Jameson, bem como um dos muitos leitmotive presentes no livro: o fogo. Argumentamos que os elementos de construção e estilo são responsáveis tanto pela ancoragem histórica, quanto pela representação, nas camadas narrativas, do capitalismo tardio em sua capacidade de englobar todas as esferas da vida.
Referências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2015.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da história”. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.
BRECHT, Bertolt. Mother Courage and Her Children: A Chronicle of the Thirty Years' War. New York: Grove Press, 1991.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: The Time Image. London & New York: The Athlone Press, 2005.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
EISENSTEIN, Sergei. Selected works II: Towards a theory of montage. London: I.B. Tauris, 2010.
FRIEDMAN, Norman. “Point of View in Fiction: The Development of a Critical Concept”. PMLA Vol. 70, No. 5, 1955, pp. 1160-1184.
HENDERSON, Brian. The Long Take. A Critique of Film Theory. New York: E. P. Dutton. 1980.
JAMESON, Fredric. O Inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992 [1980].
KUSHNER, Rachel. The Flamethrowers. New York: Scribner, 2013.
MARINETTI, Filippo Tomasi.. I Manifesti del futurismo. Firenze: Edizioni di “Lacerba”, 1914. https://ia902807.us.archive.org/4/items/imanifestidelfut00mariuoft/imanifestidelfut00mariuoft.pdf
MILLER, Laura. “Rachel Kushner's ambitious new novel scares male critics”. Salon, maio, 2013. https://www.salon.com/2013/06/05/rachel_kushners_ambitious_new_novel_scares_male_critics/
MIRIELLO, Nicholas. “What Is This Review Interested In?”: On Frederick Seidel’s Review of Rachel Kushner’s “The Flamethrowers”. Los Angeles Review of Books, 2013. https://lareviewofbooks.org/article/what-is-this-review-interested-in-on-frederick-seidels-review-of-rachel-kushners-the-flamethrowers/
PASOLINI, Pier Paolo. Heretical Empiricisms. Indiana: Bloomington, 1988.
RIBEIRO, Daniel Valle. “Nero e o incêndio de Roma”. Varia História. UFMG, Vol. 1, n. 1, 1985. P. 62-75.
TUCKER-ABRAMSON, Myka. “The Flamethrowers and the Making of Modern Art”. In Kennedy, Lian; Shapiro, Stephen (Orgs.) Neoliberalism and the contemporary American Novel. Hanover: Darthmouth College Press, 2019. p. 73-91.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: Opacidade e transparência. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Luana Barossi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
