Internacionalização da Formação Docente: o caso do programa “Ganhando o Mundo Professor” no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e103920

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação de Professores, Internacionalização

Resumo

Neste artigo analisamos o Programa Ganhando o Mundo Professor (GMP), promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR), a partir da perspectiva dos Parâmetros para Internacionalização da Educação Básica (Brasil, 2022) e de internacionalização crítica. Pautamo-nos em Köhler, Britz e Morosini (2023) para tratar da internacionalização na educação básica, nos autores Vavrus, Pekol (2015); Piccin, Finardi, (2019); Finardi, Mendes, Silva, (2022) sobre a internacionalização crítica e em Hudzik (2011) que apresenta o conceito de internacionalização abrangente. As visões dos gestores da (SEED/PR) foram captadas por meio de notícias de jornal e de documentos públicos (leis e editais) relativos ao GMP. Como resultado, o programa GMP, sob o ponto de vista de gestores, apresenta divergências, em relação a esses referenciais, tais como, desvalorizar conhecimentos locais, ao requerer que os participantes repliquem localmente o que aprenderam em um curto espaço de tempo no exterior.

Biografia do Autor

Marlene Neri Sabadin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Marlene Neri Sabadin, Doutora, pós-doutoranda na área de Línguas Estrangeiras Modernas, na Universidade Estadual de Londrina - UEL, participante do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas e o Ensino de Línguas.

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Telma Nunes Gimenez, Doutora, professora sênior do CLCH - Depto. de Letras Vernáculas e Clássicas é líder do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas e o Ensino de Línguas na Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR (Supervisora/Pós-doc).

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Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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