O cinema político de Ken Loach: trabalho, pós-fordismo e sofrimento psíquico em Sorry We Missed You (2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e105037

Palavras-chave:

Cinema Britânico, Classe Trabalhadora, Precarização do Trabalho, Cultura e Colapso da Modernização, Centralidade negativa do trabalho

Resumo

Embora o filme Sorry We Missed You (2019), de Ken Loach, tenha gerado discussões significativas sobre as configurações do trabalho no contexto contemporâneo, alguns aspectos cruciais de sua composição permanecem insuficientemente explorados. Este ensaio apresenta um trabalho de interpretação de um desses aspectos, a saber, a intersecção entre subjetividade e trabalho presente no modo como se configura a representação do cotidiano na composição narrativo-dramática do filme. Para este fim, partindo da noção de “fantasia social”, de Slavoj Žižek, tecemos uma série de comentários críticos com a intenção de refletir sobre a composição narrativo-dramática, à luz tanto do processo histórico-social pós-fordista, como de seus impasses, em perspectiva interdisciplinar. Entre as referências teóricas deste ensaio, estão os estudos de Arantes (2014), Bihr (1998), Harvey (1992), Safatle (2019) e Žižek (2014). De acordo com a interpretação aqui proposta, o filme estiliza uma experiência social de sofrimento característico de uma ordem simbólica na qual prevalece uma “violência sistêmica” (Žižek, 2014), que ocasiona um processo de “centralidade negativa do trabalho” (Arantes, 2014). A partir dessas condições, argumentamos ser possível acompanhar uma dialética de reconhecimento do desejo que estrutura a tensão social irresolvida, na qual o fracasso da fantasia conduz a personagem Ricky a um encontro traumático com o Real.

Biografia do Autor

Rafael Lucas Santos da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE/UEM), com financiamento CAPES/PIPD. Doutor em Letras (2024), na área de Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolveu pesquisa sobre o pensamento de Slavoj Žižek e suas aplicações aos Estudos Literários sob a orientação da professora Dr.ª Marisa Corrêa Silva. Participa do grupo de pesquisa “Aplicação do pensamento de Slavoj Žižek na análise literária e em outras artes narrativas” (CNPq) e do Projeto de Pesquisa “Lacanianismo, Literatura e Cultura” (CNPq).

Referências

ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização: A era do trabalhador just in time?. Revista de Estudos Avançados, v. 34, n. 98, p. 111 26, 2020.

ANTUNES, Ricardo. A “Terceira Via” de “Tory” Blair: a outra face do neoliberalismo inglês. Revista Outubro, n. 3, p. 31-52, 1999.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2009.

ARANTES, Paulo. O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.

BALTHAZAR, Ricardo. 2020. “Em novo filme, Ken Loach ataca a economia dos apps como o Uber, que considera intolerável”. Folha Uol, 27 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/02/em-novo-filme-ken-loach-ataca-a-economia-dos-apps-como-o-uber-que-considera-intoleravel.shtml. Acesso em: 11 nov. 2024

BARROSO, Lucas. Você Não Estava Aqui: As Consequências do Esvaziamento dos Postos de Trabalho Formal na Inglaterra. Revista Cadernos de Clio, v. 11, n. 2, 2021.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff.. Film Art: An Introduction. New York: McGraw-Hill, 2008.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BIHR, Alain. Da grande noite à alternativa. São Paulo: Boitempo, 1998.

COGGIOLA, Osvaldo. A Crise Global: uma abordagem do período de 2007 à 2012. Porto Alegre: Pradense, 2012.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echolar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.

GIORDANO, Florent; TARRIT, Fabien. Sorry, We Missed You. Unveiling the XXIst Century Proletarian Life. M@n@gement, Vol. 24, n. 3, p. 84-87, 2021.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola,1992.

I, DANIEL BLAKE. Direção: Ken Loach. Roteiro: Paul Laverty. Reino Unido. Produção: Rebecca O’Brien. UK: Sixteen Films, Why Not Productions e Wild Bunch, BBC Films, et al., 2016. Filme (100 min.).

MCKNIGHT, G. Agent of challenge and defiance: The Films of Ken Loach. Westport: Greenwood Press, 1997.

MEDINA, Cíntia; PARRA, Adriano. O fetiche da tecno-produtividade digital em Ken Loach: a uberização laboral no filme Você não estava aqui. Em tempo de histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020.

OKOROJI, Celestin; GLEIBS, Ilka; JOVCHELOVITCH, Sandra. Elite stigmatization of the unemployed: The association between framing and public attitudes. British Journal of Psychology, n. 112, v. 1, 207–229, 2021.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SAFATLE, Vladimir. Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação. São Paulo: Autêntica, 2020.

SOARES, Marcos César de Paula. O trabalho colaborativo no cinema de Ken Loach. Ilha Desterro, v.72, n.1, p. 251-263, 2019.

SOUZA, Iael. Precariedade, Precarização e Precariado no Sistema Capital do Século XXI – “Você não estava aqui”. Idéias, Campinas, v.12, p. 01-35, 2021.

SOUZA, Agnes Cruz de. Uberização, ode à crise e precarização: desempenho, cansaço e colonização do tempo. MovimentAção, v. 8, n. 14, p. 11–23, 2021.

SORRY WE MISSED YOU. Direção: Ken Loach. Roteiro: Paul Laverty. Reino Unido. Produção: Rebecca O’Brien. UK: Sixteen Films, BBC Films, et al., 2019. Filme (111 min.).

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880 1950). Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

WOLF, Paulo José Whitaker. O mercado de trabalho no Reino Unido em face do retrocesso no combate aos “cinco gigantes”. RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho, Campinas, SP, v. 1, p. 1-29, 2019.

XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: SENAC, 2003, p. 61-89.

ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Tradução de Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014.

ŽIŽEK, Slavoj. Como ler Lacan. Tradução de Maria Luiza X. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

ŽIŽEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do Real!: cinco ensaios sobre o 11 de Setembro e datas relacionadas. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

ŽIŽEK, Slavoj. Eles não sabem o que fazem: o sublime objeto da ideologia. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Estudos Literários e Culturais

Categorias