Educação linguística e decolonialidade: a agência docente a partir de materiais didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e106608

Palavras-chave:

Educação linguística, Decolonialidade, Antirracismo, Agência docente, Materiais didáticos

Resumo

Este artigo investiga a relação entre educação linguística e decolonialidade, com foco na agência docente no uso de materiais didáticos. Inscrevendo-se na Linguística Aplicada implicada (Souto Maior, 2022), compreende o ensino de inglês como um espaço de desaprendizagem (Fabrício, 2006) das estruturas sociais. A pesquisa qualitativa analisa a unidade 4 do livro didático “Moderna Plus” (Almeida, 2020), aprovado pelo PNLD 2021 (Brasil, 2021), que aborda justiça social, mas com limitações na problematização do racismo. Os resultados indicam que a agência docente é essencial para ampliar as discussões propostas e promover práticas mais críticas. Conclui-se que a formação continuada e o uso de materiais complementares fortalecem a educação linguística como espaço de transformação social.

Biografia do Autor

Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras. Docente do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe. Membra do grupo de pesquisa Letramentos em Inglês: Língua, Literatura e Cultura (Linc).

Layenne Humberto de Oliveira, Instituto Federal de Educação

Doutora em Letras. Professora de língua inglesa no Instituto Federal do Ceará-Campus Camocim.

Referências

ALMEIDA, R. L. T. de. Moderna Plus: inglês. Manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

ALMEIDA, R. S; OLIVEIRA, A. G. Reflexões interculturais sobre raça, gênero e sexualidade no livro didático Moderna Plus Inglês. Revista FT, Rio de Janeiro, v. 29, ed. 141, dez. 2024 (online). DOI: 10.69849/revistaft/ch10202412190818. Disponível em: https://revistaft.com.br/reflexoes-interculturais-sobre-raca-genero-e-sexualidade-no-livro-didatico-moderna-plus-ingles/ Acesso em: 18 de abril de 2025.

BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BERNARDINO-COSTA, J.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 15–24, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6077. Acesso em: 10 nov. 2021.

BOTELHO, G. R.; GOENECHEA PERMISÁN, C.; MATOS, D. C. V. da S. A cultura Gitana na Espanha: proposta didática intercultural para a formação de professores de espanhol no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 25, n. 2, p. e40340, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398202540340. Acesso em: 19 jul. 2025.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 42, de 28 de agosto de 2012. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/phocadownload/fnde/legislacao/resolucoes/2012/PDF/resolucao_cd_42_2012_consolidada.pdf. Acesso em: 21 mar. 2025.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital de convocação nº 03/2019 – CGPLI: edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021. Consolidado com retificação de 07 abr. 2021. Brasília, DF: MEC/FNDE, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Towards Education Justice: The Multiliteracies Project Revisited. In: ZAPATA, G. C.; KALANTZIS, M.; COPE, B. (Org.). Multiliteracies in International Educational Contexts. 1. ed. London: Routledge, 2023. p. 1-33.

DUBOC, A. P. M. Reading myself as I read... myself: new notes on multiliteracies. In: SILVEIRA, R.; GONÇALVES, A. R. (Orgs.). Applied linguistics questions and answers: essential readings for teacher educators. Florianópolis: UFSC, 2021. p. 77-87.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36ª ed. Rio de Janeiro; São Paulo, Paz e Terra, 2014.

FREITAS, A. L. S. de; MENEZES DE SOUZA, L. M.; BRAHIM, A. C. S. de M.; BEATO-CANATO, A. P. M. Diálogos com Paulo Freire: educação, linguística aplicada e decolonialidade. In: BRAHIM, A. C. S. de M.; BEATO-CANATO, A. P. M. (orgs.). Pedagogia freireana, educação linguística e linguística aplicada. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 226-281.

GOMES, N. L. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, J. MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, p. 247- 275, 2018.

GROSFOGUEL, R. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p. 57-77.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A. 2006

IMAOKA, E. K.; TAKAKI, N. H. Perspectivas críticas de justiça social para formação em língua inglesa. Revista Philologus, ano 27, n. 81, Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez. 2021, p. 166-178. Disponível em: https://revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/654/906. Acesso em: 23 mar. 2025.

JORDÃO, C. M. Uma jornada crítica em retrospecto, ou de como se respira no mar. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 71-82.

JORGE, M. Livros didáticos de línguas estrangeiras: construindo identidades positivas. In: FERREIRA, A. J. (Org.). As políticas de livros didáticos e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas: Pontes, 2014. p. 73- 90.

LANDIM, D. S. P. Can the Teacher Act? Agency in Language Teacher Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, n. 2, e20797, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398202420797. Acesso em: 22 mar. 2025.

MARTINS, G.; SAMPAIO, T.; TILIO, R. Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, ano 20, n. 2, p. AG2, 2021.

MATOS, D. C. V. da S. Educação linguística intercultural e decolonial em espanhol: propostas interseccionais. Polifonia, Cuiabá-MT, v. 27, n. 46, p. 116-134, abr.-jun. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9488. Acesso em: 24 mar. 2025.

MATTOS, A. M. A. O rinoceronte e o mundo: uma perspectiva sobre a educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 25-38.

MATTOS, A. M. A.; JUCÁ, L.; JORGE, M. L. S. Formação crítica de professores: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 15, p. 64-91, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666. Acesso em: 16 out. 2019.

MOITA LOPES, L. P.; FABRÍCIO, B. F. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 17, n. 4, p. 711-723, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.03. Acesso em: 23 mar. 2025.

MUNANGA, K. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 20-31, dez. 2015.

NASCIMENTO, G. Racismo Linguístico: Os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019. 124 p.

NASCIMENTO, G. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60, n. 1, p. 58-68, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661808. Acesso em: 14 jun. 2021.

NASCIMENTO, A. K. de O.; ANDRADE, C. E. A.; FAÇANHA, M. A. V. Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa: análise das propostas da SEDUC-SE. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 17, n. 36, p. 246-265, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/372806454_Letramentos_digitais_e_multimodalidade_em_materiais_didaticos_de_lingua_inglesa_analise_das_propostas_da_SEDUC-SE. Acesso em: 22 mar. 2025.

OLIVEIRA, L. H. de. Corporeidade, Letramentos e Ensino de Língua Inglesa Antirracista: Problematizando Imagens e Construindo Novos Sentidos. Revista Porto das Letras, v. 8, n. 3, 2022, p. 150-170. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13311. Acesso em: 24 mar. 2025.

REIS, P.; OLIVEIRA, L. H. de. Ensino e aprendizagem de inglês no sul epistêmico: racialização, classes sociais e exclusão. Gragoatá, Niterói, v. 28, n. 60, e-53321, jan.-abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53321.pt. Acesso em: 23 mar. 2025.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTOS, J. S. Formação de professores de inglês para abordagem de questões étnico-raciais: práticas planejadas e práticas manifestas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 43-57, 2021.

SILVA, S. B. Educação linguística crítica, protagonismo e mobilidade: caminhos para viver a língua inglesa. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 213-224.

SOUTO MAIOR, R. C. Estudos discursivos na Linguística Aplicada Implicada. In: STURM, L.; SOUTO MAIOR, R. C. A Linguística Aplicada no ensino e aprendizagem e nos estudos discursivos. Tutóia: Editora Diálogos, 2022. p. 516-541.

SOUZA NETO, M. J. Educação linguística antirracista: o que é? In: SILVA, A. Q. S.; ROCHA, F. R. L. (org.). Racismo e Antirracismos no Ensino de Línguas: práticas pedagógicas e didáticas. Rio Branco: Edufac, p. 21-24, 2024.

SOUZA NETO, M. J. Por que pensar hoje em uma educação linguística antirracista?: limites, tensões e possibilidades. Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 1, n. 1, p. 168-191, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaparaguacu/article/view/2042. Acesso em: 18 de abril de 2025.

WALSH, C. E. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, J.; TAPIA, L.; WALSH, C. Construyendo Interculturalidad Crítica, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. Bolívia, 2010, p. 75-96.

WALSH, C., OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, v. 26, n. 83. jul. 2018. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/download/3874/2102. Acesso em: 22 mar. 2025.

XAVIER, J. P. In my skin: racial education and post abyssal thinking of black aesthetics. Gragoatá, v. 26, n. 56, p. 912-934, 29 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51598. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/51598. Acesso em: 18 de abril de 2025.

ZACCHI, V. J. O terreno movediço da educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. 1. ed. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 241-251.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Dossiê em Estudos Linguísticos

Categorias