Forasteiros na pátria-mãe: o lugar do migrante em The Lonely Londoners, de Samuel Selvon e The Final Passage, de Caryl Phillips
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2008n54p39Resumo
Este estudo analisa a construção ficcional da identidade do migrante em The Lonely Londoners (1956), de Samuel Selvon e The Final Passage (1985), de Caryl Phillips. Ambos os romances enfocam a experiência da geração Windrush, recrutada das colônias para suprir mão de obra na Inglaterra do pós-guerra. Ressalta-se o espaço intersticial ocupado pelas comunidades migrantes, e estuda-se a construção da identidade nessas obras dentro do contexto das relações culturais, analisando-se as políticas de afiliação, pertencimento e exclusão implícitas na formação dessas comunidades diaspóricas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Denise Almeida Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
