O castelo (quase) vazio: algo de gótico em Fronteira, de Cornélio Penna

Josalba Fabiana Santos

Abstract


 

O romance brasileiro Fronteira (1935), de Cornélio Penna, possui algumas características góticas bastante relevantes, sendo que a principal é a reconfiguração do castelo medieval no sobrado de uma típica família patriarcal mineira de fins do século XIX. Todavia, essas características surgem em meio a um conflito que se dá na literatura brasileira de um modo geral e na de Cornélio Penna em particular com a tradição europeia. É uma relação de constante admiração e repúdio. O gótico em Fronteira parece assim uma cicatriz, ele assinala o texto como o resultado desse embate, dessa luta.

The Brazilian novel Fronteira (1935), by Cornélio Penna, is characterized by some very relevant Gothic features. The main one is the reconfiguration of the medieval castle in the house of a typical patriarchal family in the state of Minas Gerais in the late nineteenth century. However, these features arise from a conflict between Brazilian literature in general, and in particular Cornélio Penna’s novels, and the European tradition. It is a relationship of constant admiration and repulse. The Gothic in Fronteira is similar to a scar, characterizing the text as a result of such a struggle, such a clash.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2012n62p319

Copyright (c) 2012 Josalba Fabiana Santos

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