O castelo (quase) vazio: algo de gótico em Fronteira, de Cornélio Penna

Autores

  • Josalba Fabiana Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2012n62p319

Resumo

 

O romance brasileiro Fronteira (1935), de Cornélio Penna, possui algumas características góticas bastante relevantes, sendo que a principal é a reconfiguração do castelo medieval no sobrado de uma típica família patriarcal mineira de fins do século XIX. Todavia, essas características surgem em meio a um conflito que se dá na literatura brasileira de um modo geral e na de Cornélio Penna em particular com a tradição europeia. É uma relação de constante admiração e repúdio. O gótico em Fronteira parece assim uma cicatriz, ele assinala o texto como o resultado desse embate, dessa luta.

The Brazilian novel Fronteira (1935), by Cornélio Penna, is characterized by some very relevant Gothic features. The main one is the reconfiguration of the medieval castle in the house of a typical patriarchal family in the state of Minas Gerais in the late nineteenth century. However, these features arise from a conflict between Brazilian literature in general, and in particular Cornélio Penna’s novels, and the European tradition. It is a relationship of constant admiration and repulse. The Gothic in Fronteira is similar to a scar, characterizing the text as a result of such a struggle, such a clash.

Biografia do Autor

Josalba Fabiana Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Josalba Fabiana dos Santos possui licenciatura em Letras Português (UFPR 1991), mestrado em Letras (UFPR 1998) e doutorado em Estudos Literários (UFMG 2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, membro do Núcleo de Estudos Crimes, Pecados e Monstruosidades da Universidade Federal de Minas Gerais e membro de corpo editorial da Alere. Organizou o livro Sombras do mal na literatura (Edufal, 2011) com Carlos Magno Gomes e Ana Leal Cardoso.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

The Gothic in New Landscapes