A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p33Resumo
Nesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná. Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.