A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa

Autores

  • Lucas Moreira dos Anjos-Santos Monash University, Melbourne, Australia
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina e bolsista produtividade do CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p33

Resumo

Nesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná.  Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um  impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa.

Biografia do Autor

Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Monash University, Melbourne, Australia

Doutorando em Educação na Monash University, Melbourne, Austrália e bolsista da CAPES processo n. 0965120. Seus interesses de pesquisa se concentram no uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas e educação de professores e nos estudos de letramentos de cunho sociocultural, com enfoque principal em letramentos digitais e grupos sociais marginalizados. 

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina e bolsista produtividade do CNPq

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013.

Downloads

Publicado

2015-06-17