Acesso lexical na produção da fala em L2: uma tarefa de busca serial controlada

Autores

  • Gicele Vergine Vieira Instituo Federal Catarinense (IFC - Campus Blumenau)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n3p245

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que visou analisar efeitos da similaridade linguística e custos de troca, em tarefa de avaliação de rede de atenção, e tarefa de nomeação de figura, dentro do paradigma de troca de línguas. O desempenho dos participantes, bilíngues português-inglês e português-espanhol, foi observado, a partir de medidas de tempo de reação e acurácia das respostas nessas tarefas. Os resultados não mostraram diferenças significativas nas médias entre os grupos, mas nas comparações intrassujeitos, foram observadas diferenças significativas estatisticamente quando os participantes tinham que trocar da L2 para a L1, evidenciando um custo de troca assimétrico. Também foram constatadas correlações entre as duas tarefas no grupo de espanhol. Esses resultados são interpretados como indícios de efeitos da similaridade linguística nas tarefas de nomeação e de atenção.

Biografia do Autor

Gicele Vergine Vieira, Instituo Federal Catarinense (IFC - Campus Blumenau)

Gicele Vergine Vieira é doutora em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em Linguística Aplicada. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Cognição e Tecnologia. Investiga a aquisição de língua estrangeira (L2) mediada pelo uso da tecnologia, bem como os aspectos cognitivos de aquisição e uso da L2. Atua como professora no ensino médio integrado, nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense.

Publicado

2017-09-22

Edição

Seção

Artigos