Jane Austen e o fenômeno da autoria-zumbi em Pride and Prejudice and Zombies
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p109Resumo
Pride and Prejudice and Zombies, de Jane Austen e Seth Grahame-Smith, é um mashup literário, procedimento de fragmentação de uma obra clássica para nela enxertar elementos da cultura pop contemporânea. Um dos principais questionamentos levantados pelo romance envolve o jogo de palimpsesto inerente a sua autoria, uma vez que a obra foi produzida através da escrita de uma autora morta (Austen) e de um autor vivo (Grahame-Smith). No entanto, cabe notar que a romancista inglesa do período regencial já experimentara intrincadas dinâmicas para atribuição de autoria às suas próprias obras quando de sua publicação pela primeira vez. Nesse contexto, o presente artigo analisa o jogo entre autor vivo e letra morta (ou entre obra viva e escritor morto), tão marcante na colaboração artística que gerou Pride and Prejudice and Zombies.
Referências
AUSTEN-LEIGH, James Edward. Uma Memória de Jane Austen. Tradução de José Loureiro e Stephanie Savalla. Domingos Martins: Pedrazul, 2014.
AUSTEN, Jane. Persuasão. Tradução de Celina Portocarrero. Porto Alegre: L & PM, 2011.
______. Orgulho e Preconceito. Tradução de Marcella Furtado. São Paulo: Landmark, 2008. Título original: Pride and Prejudice.
______. Mansfield Park. Tradução de Adriana Sales Zardini. São Paulo: Landmark, 2009.
AUSTEN, Jane; GRAHAME-SMITH, Seth. Pride and Prejudice and Zombies. Philadelphia: Quirk Books, 2009.
AUSTEN, Jane; GRAHAME-SMITH, Seth. Pride and Prejudice and Zombies. Philadelphia: Quirk Books, 2009.
AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito e Zumbis. Tradução de Luiz Antônio Aguiar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. Título original: Pride and Prejudice and Zombies.
BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buorgermino e Pedro de Souza. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998b.
GOMES, Anderson Soares. “Zumbis e vampiros e ... Jane Austen: a emergência do mashup literário”. Disponível em <https://sobreomedo.files.wordpress.com/2012/04/andersonsoaresgomes.pdf>. Acesso em 24 jul 2013.
_______. “(De)composições do corpo físico e social: a emergência do zumbi na ficção norte-americana contemporânea”. Revista Gragoatá, UFF – Niterói, v. 18, n. 35, pp. 97- 116, 2º sem/2013b.
GROSSMAN, Lev. “Pride and Prejudice, now with Zombies”. Time Magazine, 02 de abr. 2009. Disponível em: <http://content.time.com/time/arts/article/0,8599,1889075,00.html>. Acesso em 22 dez 2014.
HUMBERG, Mário Ernesto. “O ghostwriter e a ética na comunicação”. Gazeta Mercantil, 03 de mai. 2005. Disponível em: <http://www.sinprorp.org.br/clipping/2005/132.htm>. Acesso em 06 nov 2015.
JESUS, Ivoneide Soares dos Santos de; PEREIRA, Vinícius Carvalho. “Instância autoral morta-viva em Orgulho e Preconceito e Zumbis”. Desenredo (PPGL/UPF), v. 11, n. 1, pp. 155-169, 2015.
KELLOGG, Carolyn. “Pride and Prejudice and Zombies by Seth Grahame-Smith”. Los Angeles Times, 04 de abr. 2009. Disponível em: <http://www.latimes.com/entertainment/la-et-zombies4-2009apr04-story.html>. Acesso em 22 dez 2014.
KOBS, V.D. “Brás Cubas, o autor-zumbi de Memórias Desmortas”. Scripta Uniandrade, v. 12, n. 2, jul.-dez. 2014.
MURPHY, Jacob. “Remix Culture and the Literary Mashup”. Alluvium, Birbeck, Universidade de Londres, v. 2, n. 2 n. pag, 25 de mar. de 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7766/alluvium.v2.2.02>. Acesso em 04 set 2015.
MURPHY, Jacob. “Remix Culture and the Literary Mashup”. Alluvium, 2013, n.p.
RUSSELL, Jamie. Zumbis: O Livro dos Mortos. São Paulo: Leya Cult, 2010.
SANT’ANNA, Affonso. Romano de. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Ática, 1985.
SCHNEIDER, Matt. Plagiarism as Authorship: the Literary Mashup. Edmonton: University of Alberta, 2009.
TAKAHASHI, Deborah. “Pride and Prejudice and Zombies by Jane Austen, Seth Grahame-Smith, Tony Lee, and Cliff Richards”. Pasadena, 17 de mai. 2011. Disponível em: <http://ladykazumi.blogspot.com.br/2011/05/pride-and-prejudice-and-zombies-by-jane.html>. Acesso em 06 jun 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.