As produções colaborativas transmidiáticas em Secret Path e Modo Avião

Autores

  • Camila Augusta Pires de Figueiredo Editora UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p189

Resumo

O termo “transmídia” ganhou popularidade na indústria do entretenimento e tem sido amplamente utilizado para designar o uso de várias plataformas de mídia que convergem para contar uma história. Como resultado, a transmídia altera os modos de consumo e produção de produtos culturais contemporâneos. Por um lado, os projetos transmidiáticos atraem consumidores que não são apenas leitores ou jogadores (ou usuários, espectadores, etc.), mas uma combinação deles. Por outro lado, esses projetos muitas vezes exigem “superprodutores” ou “superartistas”, com conhecimentos e habilidades em várias mídias, ou uma colaboração bem-planejada entre produtores ou artistas. Neste texto examinaremos as produções colaborativas nos projetos transmidiáticos do canadense Secret Path (2016) e do brasileiro Modo Avião (2017).

Biografia do Autor

Camila Augusta Pires de Figueiredo, Editora UFMG

Doutora em Literatura Comparada pela UFMG. Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UFMG.

Referências

CARVALHO, João Paulo. Lucas Santtana mescla música, cinema, arte e literatura em novo disco. O Estado de S.Paulo, May 31, 2017. Available at: https://goo.gl/cWo0NR.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8-23, nov. 2011.

COUTINHO, Rafael; SANTTANA, Lucas; CUENCA, João Paulo. Modo avião. Ilustr. Rafael Coutinho. São Paulo: Lote 42, 2017.

DENA, Christy. Transmedia Practice: Theorising the Practice of Expressing a Fictional World across Distinct Media and Environments. 2009. PhD Thesis (Doctorate in Digital Culture). School of Letters, Art and Media, University of Sydney, Sydney, 2009.

DOWNIE, Gordon; LEMIRE, Jeff. Secret Path. Illustr. Jeff Lemire. Toronto: Simon & Schuster Canada, 2016.

EVANS, Elizabeth. Transmedia Television: Audiences, New Media and Daily Life. New York/London: Routledge, 2011.

HOEK, Leo. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (ed.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de pós-graduação em Letras: Estudos Literários: 2006. p. 167-189.

JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling: Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. MIT Technology Review. Jan. 15, 2003. Available at: https://goo.gl/L3Q36X.

JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York and London: New York University Press, 2006.

JENKINS, Henry. Transmedia 202: Further Reflections. Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins, Aug. 1, 2011. Available at: http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html.

MODO avião: a arte de Rafael Coutinho. YouTube. July 7, 2017. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=nrxF3_6fsUE.

MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck. Cambridge: The MIT Press, 1998.

MURRAY, Simone. The Adaptation Industry: The Cultural Economy of Contemporary Literary Adaptation. New York: Routledge, 2012.

OLIVEIRA, Rebeca; PAULA, Alexandre de. Lucas Santtana mistura música, literatura e artes plásticas em 'Modo avião'. Correio Braziliense, July 10, 2017. Available at: https://goo.gl/Nu6yJd.

PRODUCERS Guild of America. Code of Credits – New Media. Board of Directors, 2010. Available at: http://www.producersguild.org/?page=coc_nm

STATEMENT by Gord Downie, Ogoki Post, Ontario, September 9, 2016. Available at: http://secretpath.ca/#Home.

STATEMENT by Jeff Lemire, 2016. Available at: http://secretpath.ca/#Home.

TASKER, John Paul. “Man who walks among the stars”: AFN honours tearful Gord Downie, CBC News. Dec. 06, 2016. Available at: https://goo.gl/tC8df1.

WISNIK, “more alive than ever”. In: COUTINHO, Rafael; SANTTANA, Lucas; CUENCA, João Paulo. Modo avião. Ilustr. Rafael Coutinho. São Paulo: Lote 42, 2017, n.p.

Publicado

2018-06-05