Os muitos livros de cemitério: colaborações artísticas e possíveis leituras múltiplas em trabalhos ilustrados
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n2p57Resumo
Este artigo investiga como diversas camadas de significados podem ser vistas em diferentes iterações do mesmo trabalho, tal como são ilustradas ou adaptadas por diferentes artistas. Partindo de um único material de origem, The Graveyard Book de Neil Gaiman (2008), analisamos duas versões e uma adaptação do texto: uma novela ilustrada por Dave Mckean (2008) e outra por Chris Riddell (2009); e uma novela gráfica (2014), adaptada por P. Craig Russell. Desencadeamos nossa análise dos autores nos campos da Literatura Infantil e Estudos de Quadrinhos para discutir a construção de significados entre a interação de textos escritos e visuais. Tais interações têm uma variedade de variações levando em consideração o formato do trabalho (novela ou novela gráfica), a escolha de uma cena a ser ilustrada e abordagens estilísticas.Referências
Anstey, Michele, and Geoff Bull. “The Picture Book: Modern and Postmodern.” International Companion Encyclopedia of Children’s Literature, edited by Perter Hunt, 2nd ed., vol. I, Routledge, 2004, pp. 328–39.
Barthes, Roland. Image Music Text. Translated by Stephen Heath, FontanaPress, 1977.
Dalmaso, Renata L., and Thayse Madella. “Queering Space In Neil Gaiman’s Illustrated Work.” The Comics Work of Neil Gaiman: In Darkness, In Light, and In Shadow, edited by Joe Sommers and Kyle Eveleth, University Press of Mississippi, 2018.
Desai, Christina M. “Weaving Words and Pictures: Allen Say and the Art of Illustration.” The Lion and the Unicorn, vol. 28, no. 3, 2004, pp. 408–28.
Gaiman, Neil. Q & A with Neil Gaiman. 2008, https://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/authors/interviews/article/8769-q-a-with-neil-gaiman.html.
---. The Graveyard Book. Harper Collins, 2008.
---. The Graveyard Book. Bloomsbury, 2014.
---. The Graveyard Book: The Graphic Novel Adaptation. Edited by P. Craig Russell, vol. 1, Harper Collins, 2014.
Hatfield, Charles. Alternative Comics: An Emerging Literature. University Press of Mississippi, 2005.
Hutcheon, Linda. A Theory of Adaptation. 2nd ed., Routledge, 2013.
Kiefer, Barbara. “What Is a Picturebook, Anyway? The Evolution of Form and Substance Through the Postmodern Era and Beyond.” Postmodern Picturebooks: Play, Parody, and Self-Referentiality, edited by Lawrence R. Sipe and Sylvia Pantaleo, Routledge, 2008, pp. 9–21.
McCloud, Scott. Understanding Comics. Harper Collins, 1993.
McStotts, Jennifer. “The Jungle, The Graveyard and the Feral Child: Imitating and Transforming Kipling Beyond Pastiche.” Neil Gaiman in the 21st Century: Essays on the Novels, Children’s Stories, Online Writings and Other Works, edited by Tara Prescott, McFarland, 2015.
Nodelman, Perry. “Picture Books and Illustration.” International Companion Encyclopedia of Children’s Literature, edited by Perter Hunt, 2nd ed., vol. I, Routledge, 2004.
---. Words about Pictures: The Narrative Art of Children’s Picture Books. University of Georgia Press, 1988.
Russell, P. Craig. P. Craig Russell Talks Depicting the Indescribable in “The Graveyard Book.” 2014, https://www.cbr.com/p-craig-russell-talks-depicting-the-indescribable-in-the-graveyard-book/.
Shulevitz, Uri. Writing with Pictures: How to Write and Illustrate Children’s Books. Watson-Guptill, 1985.
Stillinger, Jack. Multiple Authorship and the Myth of Solitary Genius. Oxford University Press, 1991.
Woolf, Virginia. A Room of One’s Own. Wiley-Blackwell, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.