Mal de Arquivo em Linden Hills
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p125Resumo
Neste artigo, examinamos o romance Linden Hills, de Gloria Naylor, articulando os conceitos de neo-arquivo e a chamada neonarrativa de escravidão com a noção de arquivo proposta por Derrida (2001), e desenvolvida por autores com os quais buscamos o diálogo neste espaço (Osborne,1999; Bradley,1999; Johnson, 2014). A narrativa contradiscursiva de Linden Hills revisita o passado, através da escavação do palimpsesto de memórias individuais e coletivas, outrora esquecidas, não identificadas, estabelecendo, assim, seu parentesco com as neonarrativas. Entendemos que o vínculo da neonarrativa de escravidão com o arquivo, por sua vez, é bastante concreto e produtivo, pois traz a lume os arquivos não-sancionados que funcionam como contranarrativas ao arquivo histórico (sobretudo, mas não somente, o da escravidão), através da articulação da história com a memória, pessoal e coletiva – questionando, desta forma, a história documentada pelo colonizador e guardada por seus arcontes oficiais.
Referências
BALDWIN, James. The Evidence of Things not Seen. Henry Holt and Company, Inc. New York: 1985.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única – Obras escolhidas II. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho; Jose Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BENTHAM, Jeremy. The Panopticon Writings. 1787. Introd. e ed. Miran Božovič. London: Verso, 1995.
BRADLEY, Harriet. The Seductions of the Archive: Voices lost and found. History of the Human Sciences, v. 1, n. 2, p. 107-122. London; Thousand Oaks, CA; New Delhi: SAGE Publications, 1999.
BUONAIUTO, Claudia. Archival Sounds: Caryl Phillips’s Atlantic Story. Anglística, v. 8, n. 1-2, p. 11-28. Annali Istituto l’Orientale Napoli, 2004.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
EATON, Kalenda. Diasporic Dialogues: The role of gender, language, and revision in the neo-slave narrative. Language Value, v. 4, n.2, p.1-22, 2012. Disp.: http://www.raco.cat/index.php/LanguageValue/article/viewFile/302094/391705. Último acesso: 10/04/2017.
ENGLES, Tim. African American Whiteness in Gloria Naylor's Linden Hills. African
American Review, v.43, n. 4 (Winter 2009), p. 661-679. St. Louis University, 2009.
Disponível em http://www.jstor.org/stable/41328664. Último acesso: 18/04/2016.
FOUCAULT, Michel. The Archaeology of Knowledge and the Discourse on Language. Translated from the French by: A.M.Sheridan Smith. New York: Pantheon Books, 1972.
GATES, Jr. Henry Louis. The Signifyin(g) Monkey. Oxford UP, 1988.
JOHNSON, Erica. Building the Neo-Archive: Dionne Brand’s A Map to the Door of No Return. Meridians: feminism, race, transnationalism, v. 12, n. 1, p. 149-171, 2014.
HAWKINS, Christiane. Historiographic Metafiction and the Neo-slave Narrative: Pastiche and Polyphony in Caryl Phillips, Toni Morrison and Sherley Anne Williams. FIU Electronic Theses and Dissertations. Paper 741. Florida International University, 2012.
HIRSCH, Marianne. Surviving Images. Holocaust Photographs and the Work of Postmemory. The Yale Journal of Criticism. v. 14. n. 1. p.5-37. Yale University and The Johns Hopkins University Press, 2001.
LYSIK, Marta. You Have Seen How a [Wo]man Was Made a Slave; You Shall See How a Slave Was Made a [Wo]man. Alice Walker’s The Color Purple as a Neo-Slave Narrative. American Studies. v. XX. p. 17-34, 2004. Disp: www.asc.uw.edu.pl/theamericanist/vol/21/21_17-34.pdf. Último acesso: 29/11/2016.
MANOFF, Marlene. Theories of the Archive from Across the Disciplines. Libraries and the Academy, v. 4, n. 1, p. 9–25. Baltimore: The Johns Hopkins UP, 2004.
McKEEVER, Sara. “Linden Hills: Where Happiness Comes to Die”. Working paper acessado através do portal da DePaul University: http://students.depaul.edu/~smckeeve/hci201/ePortfolio/reflection_on_linden_hills>
Último acesso: 01/02/2018.
MOORE, John Noel. Myth, Fairy Tale, Epic and Romance: Narrative as Re-Vision in Linden Hills. Callaloo. v. 23, n. 4. p. 1410-1429. Baltimore: The Johns Hopkins UP, 2000.
NORA, Pierre. 1993. Entre Memória e História. A problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, p.1-22. São Paulo, 1993.
NAYLOR, Gloria. Linden Hills. New York: Penguin, 1985.
OSBORNE, Thomas. The Ordinariness of the Archive. History of the Human Sciences, v.12, n.2. p.51-64. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications, 1999.
REVISTA GELEDÉS [online], INSTITUTO DA MULHER NEGRA. A história da escravidão negra no Brasil. Disponível: https://www.geledes.org.br/historia-da-escravidao-negra-brasil/. Último acesso: 30/1/2018.
SANDIFORD, K.A. Gothic and Intertextual Constructions in Linden Hills. Arizona Quarterly: A Journal of American Literature, Culture, and Theory, v.47, n. 3, p. 117-139. U of Arizona P, 1991.
SCHWARTZ, Joan M. “Having New Eyes”: Spaces of Archives, Landscapes of Power. Archivaria – The Journal of the Association Canadian Archivists, n. 61. p. 1-25. Special Section on Archives: Space and Power, 2006.
SOLIS, Dirce Eleonora Nigro. Tela desconstrucionista: arquivo e mal de arquivo a partir de Jacques Derrida. Filos, v. 26, n.38, p.373-389, 2014.
URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos. Ponto Urbe [online]. Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, n.11. São Paulo, 2012. p. Último acesso: 10/03/2017.
WRIGHT, Gwendolyn. Building the Dream: A Social History of Housing in America. Cambridge, MA: MIT Press, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rita de Cássia Marinho de Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.