“So Were I Equalled in Renown:” Elementos autobiográficos e a carreira do poeta épico em Milton
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p71Resumo
John Milton é outlier entre os poetas do século XVII em seu extenso recurso a detalhes de sua vida pessoal, que são parte integrante, encoberta ou explicitamente, de suas muitas obras. Desde o início da "Ode Natividade" em diante, podemos identificar passagens confessionais em muitos de seus poemas que podem ser lidos autobiografica- mente. O que chama a atenção para o caso de Milton é que ele também prefigura uma importante revolução cultural e política, na qual a legitimidade da consciência individual foi reavaliada. O objetivo principal deste artigo é explorar momentos específicos na obra de Milton, em que a veia autobiográfica entra em foco. Diferentemente de seu trabalho mais maduro, no qual ele não vacila em confiança, nos escritos anteriores podemos identificar as dúvidas e ansiedades de um aprendiz de poeta de aspiração sem limites.Referências
Alpers, Paul. What is Pastoral? The University of Chicago Press, 1997.
Barker, Arthur. “The Pattern of Milton’s Nativity Ode.”University of Toronto Quarterly, vol. 10, no. 2, 1941, 167-181.
Bloom, Harold. “Milton.” Ruin the Sacred Truths. Harvard University Press, 1991. 89-114.
Frye, Northrop. “Literature as Context: Milton's Lycidas.” Collected Works of Northrop Frye: Northrop Frye on Milton and Blake. Edited by Angela Esterhammer. University of Toronto Press, 2005. 24-34.
Frye, Northrop; MacPherson, Jay. “The Metaphor of Kingship.” Biblical and Classical Myths: The Mythological Framework of Western Culture. University of Toronto Press, 2004. 99-109.
Herman, Peter C. Destabilizing Milton: Paradise Lost and the Poetics of Incertitude. Palgrave, 2005.
Hugues, Merrit Y (ed.). John Milton: Complete Poems and Major Prose. Hackett, 1957. Print.
Neuse, Richard. “Milton and Spencer: The Virgilian Triad Revisited.” ELH, vol. 45, n. 4, 1978, 606-639.
Jameson, Fredric. “Religion and Ideology: A Political Reading of Paradise Lost.” Edited by Barker, F. et all. Literature, Politics and Theory. Routledge, 2007.
Jordan, Matthew. Milton and Modernity: Politics, Masculinity and Paradise Lost. Palgrave, 2001.
LEJEUNE, Philippe. Le Pacte Autobiographique. Paris: Seiul, 1975.
Leonard, John; Milton, John. “Introduction.” Paradise Lost. Penguin Books, 2003.
Loewenstein, David. Milton: Paradise Lost. Cambridge University Press, 2004.
Low, Anthony. The Georgic Revolution. Princeton University Press, 1985.
Olney, James. “A Theory of Autobiography: My Metaphysics... My Physics.” Metaphors of the Self: The Meaning of Autobiography. Princeton University Press, 1981. 3-50.
Quint, David. “Expectation and Prematurity in Milton’s ‘Nativity Ode.’” Modern Philology, vol. 97, n. 2, 1999, 195-219.
Rogers, John. The Matter of Revolution. Cornell University Press, 1996.
Sá, L. F. F. The Orpheus Myth in Milton's “L’Allegro,” “Il Penseroso,” and “Lycidas:” A Peircean Reading. Cambridge Scholars Publishing, 2018.
Savoie, John. “Justifying the Ways of God and Man: Theodicy in Augustine and Milton.” Augustine and Literature. Edited by R. P. Kennedy, K. Paffenroth, J. Doody. Rowman & Littlefield Publishers, 2006. 139-156.
Spender, Stephen. “Confessions and Autobiography.” Autobiography: Essays Theoretical and Critical. Edited by James Olney. Princeton University Press, 1980. 115-122.
Stone III, C.F. “Milton's Self-concerns and Manuscript Revisions in Lycidas.” MLN: Comparative Literature, vol. 83, n. 6, 1968, 867-881.
Treadwell, James. Autobiographical Writing and British Literature 1783-1834. Oxford University Press, 2006.
Vendler, Helen. Coming of Age as a Poet. Harvard University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Rita Drumond Viana, Andrey Felipe Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.