Biopolítica, Biopoder e Cuidado de Si na Campanha Antitabagista das Embalagens de Cigarro

Autores

  • Claudemir Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Baracuhy Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n3p131

Resumo

Este artigo discute a constituição do sujeito fumante em campanhas antitabagistas presentes nos enunciados que circulam na materialidade sincrética das embalagens de cigarro. Refletiremos sobre duas dimensões que envolvem o corpo desse sujeito, considerado uma superfície discursiva onde incidem relações de saber/poder: o corpo investido pelos biopoderes, através dos quais se promove a biopolítica da população e o corpo como um domínio da estética de si, para refletirmos sobre o cuidado e o governo de si. Utilizamos a teoria da Análise do Discurso, mobilizando como categorias analíticas as noções-conceitos foucaultianas de sujeito, governamentalidade, biopoder, biopolítica e cuidado de si. Metodologicamente, nossa análise possui uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo-interpretativo, e recai sobre um corpus constituído por nove dos enunciados supracitados. Concluímos que nas campanhas antitabagistas cruzam-se os discursos médico, jurídico e estético, indicando formas de o sujeito cuidar de si, ao mesmo tempo em que deixa entrever um poder que visa gerir a vida da população com o objetivo final de torná-la mais produtiva e menos onerosa ao Estado. 

Biografia do Autor

Claudemir Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB); membro do Círculo de Discussões em Análise do Discurso – CIDADI.

Regina Baracuhy, Universidade Federal da Paraíba

REGINA BARACUHY é Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara; Possui Graduação em Letras e Mestrado em Língua Portuguesa pela UFPB. Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas em nível de Graduação no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e no PROLING. Também é Líder do Grupo de Pesquisa CIDADI.

Downloads

Publicado

2015-10-01