A Zoo(Po)ética de Agualusa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n2p83

Resumo

As obras O vendedor de Passados e Teoria geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa, apresentam personagens animais e relações entre humanos e animais não-humanos que contrariam as teorias filosóficas e interpretativas tradicionais, possibilitando leituras que rompem com as noções preestabelecidas pelas teorias de matriz estruturalista e cartesiana. Como sugeriu Donna Haraway, o ciborgue aparece como mito precisamente onde a fronteira entre o humano e o animal é transgredida, como se passa nas zonas de indiscernibilidade das personagens de Agualusa, que estabelecem uma (po)ética animal e, portanto, ciborgue. Este artigo tem como intuito trazer à discussão algumas dessas ocorrências animais – ou animots – nas duas obras em questão.

Biografia do Autor

Luana Barossi, Universidade de São Paulo

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta de literatura na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

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Publicado

2017-06-05

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Artigos