Um olhar sobre Beren e Lúthien, de J. R. R. Tolkien

Autores

Palavras-chave:

J. R. R. Tolkien, Beren e Lúthien, autoficção

Biografia do Autor

Desiree Bueno Tibúrcio, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente é doutoranda e possui mestrado em Letras (Estudos Literários) pela UEL; possui licenciatura em Letras Português e Inglês pela UENP e tem formação técnica em Arte Dramática pelo IFPR. Integra o corpo editorial da revista Estação Literária da UEL na função de editora. Trabalhou no projeto "Teatro: Instrumento de reflexão histórico-crítica, interação social e prática pedagógica", do programa Universidade Sem Fronteiras, atuando como atriz, oficineira, professora, fotógrafa e cinegrafista. Trabalhou como secretária da direção do CLCA da UENP. Integrou o Diretório Acadêmico Doutor Reinéro Antônio Lérias da UENP nas gestões de 2009/2010 e 2011/2012 e o Diretório Central dos Estudantes na gestão de 2012/2013. Tem experiência como professora e pesquisadora da área de Letras com foco em: estudos literários; estudos tolkienianos, narrativas insólitas, literaturas de fantasia, romance épico, semiótica aplicada à literatura, literatura dramática, teoria do drama, teatro político, teatro do oprimido, relações entre a dramaturgia e outras linguagens (como o cinema) e teoria literária. Também tem experiência com oficinas teatrais com ênfase no método do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal e realiza produções independentes na área cinematográfica e fotográfica. Atualmente realiza uma pesquisa de doutoramento sobre a semiótica das paixões em "O senhor dos anéis", de J. R. R. Tolkien.

Referências

BERCITO, Diogo. Grupo de brasileiros refaz traduções da obra completa de J. R. R. Tolkien. Folha de São Paulo, 30 ago. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/08/grupo-de-brasileiros-refaz-traducoes-da-obra-completa-de-j-r-r-tolkien.shtml>. Acesso em: 06 mar. 2020.

CARPENTER, Humphrey. J. R. R. Tolkien, uma biografia. Tradução: Ronald Eduard Kyrmse. São Paulo: 1992.

_____; TOLKIEN, Christopher. As cartas de J. R. R. Tolkien. 2006

HACQUARD, Georges. Dicionário de mitologia grega e romana. Tradução: Maria Helena Trindade Lopes. Rio Tinto: Asa, 1996.

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

SOBOTA, Guilherme. Obras de J. R. R. Tolkien têm nova editora: a HarperCollins Brasil. Estadão, 12 mar. 2018. Disponível em: <https://cultura.estadao.com.br/blogs/guilhermesobota/obras-de-j-r-r-tolkien-tem-nova-editora-a-harpercollins-brasil/>. Acesso em: 06 mar. 2020.

TOLKIEN, J. R. R. O senhor dos anéis a sociedade do anel. A sociedade do Anel. Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

_____. Beren e Lúthien. In: TOLKIEN, Christopher (ed.). Beren e Lúthien. Tradução de Ronald Kyrmse. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

WHITE, Michael. J. R. R. Tolkien: O senhor da fantasia. Tradução: Bruno Dorigatti. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2013.

Publicado

2021-01-28

Edição

Seção

Resenhas