Avaliação do desenvolvimento da proficiência oral no segundo idioma com escalas holísticas e analíticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n3p227

Resumo

O presente estudo discute como um grupo de avaliadores experientes usa diferentes tipos de escalas para avaliar o desenvolvimento da proficiência oral em inglês como segunda língua (L2). Os avaliadores atribuíram taxas a amostras de fala primeiro usando uma escala holística (CEFR, 2018) e depois atribuindo taxas de pronúncia, vocabulário, gramática e desempenho de fluência usando escalas individuais. As amostras de fala foram gravadas por cinco brasileiros. Houve duas sessões de coleta de dados, com a segunda ocorrendo 7-8 meses após a primeira. Os resultados indicam altos níveis de concordância entre avaliadores para todas as escalas. Além disso, os avaliadores detectaram mudanças no desempenho dos falantes em quatro das cinco escalas: proficiência oral L2, vocabulário, gramática e fluência, e essas diferenças nas taxas ao longo do tempo foram significativas para proficiência oral, vocabulário e fluência. Assim, os diferentes tipos de escala permitem detectar o desenvolvimento da proficiência oral de L2.

Biografia do Autor

Rosane Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inglês

Bolsista de Produtividade do CNPq

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Publicado

2020-10-22