O desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time das oclusivas surdas iniciais do inglês por aprendizes soteropolitanos: efeitos da instrução explícita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n3p185

Resumo

Neste trabalho, investigamos o efeito da instrução explícita de pronúncia no desenvolvimento do padrão de Voice Onset Times (VOT) das oclusivas surdas iniciais do inglês como língua não nativa por aprendizes soteropolitanos. O estudo contou com três coletas de dados, um pré-teste, um pós-teste imediato e um pós-teste postergado, de 16 aprendizes soteropolitanos, divididos em grupos controle e experimental, e com uma sessão de instrução sobre a produção das oclusivas surdas iniciais do inglês. Análises acústicas do VOT são reportadas. Os resultados revelaram que o grupo controle, que não recebeu instrução, não produziu o padrão de VOT esperado para o inglês em nenhuma das coletas. Por outro lado, no grupo experimental, que recebeu instrução explícita, pudemos notar um aumento considerável na duração das oclusivas da L2. Nossos dados revelam efeitos positivos da instrução explícita de pronúncia para o desenvolvimento do VOT da L2 e va?o ao encontro de Sancier e Fowler (1997) e Autor 1 (2016), que afirmam que brasileiros sa?o capazes de atingir produc?o?es estatisticamente próximas ao esperado para o ingle?s, ao menos no que concerne ao VOT.

Biografia do Autor

Felipe Flores Kupske, Universidade Federal da Bahia

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA). Seu e-mail é kupske@gmail.com. ORCID 0000-0002-0616-612X.

Michele Santos de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu e-mail é micheleolliveira96@gmail.com. ORCID: 0000-0002-2757-8916.

Referências

ALLAN, D. Oxford Placement Test 1. Oxford: Oxford University Press, 2004.

ALVES, U.; MAGRO, V. Raising awareness of L2 phonology: explicit instruction and the acquisition of aspirated /p/ by Brazilian Portuguese speakers. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 3, p. 71-80, jul./set. 2011.

ALVES, U. K.; KAMPFF, F. Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros: implicações para o ensino de pronúncia. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 375-400, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p375.

ALVES, U.; SCHWARTZHAUPT, B.; BARATZ, A. Percepção e produção dos padrões de VOT do inglês (L2) por aprendizes brasileiros. In: FERREIRA-GONÇALVES, G.; BRUM-DE-PAULA, M. R.; KESKE-SOARES, M. (orgs.). Estudos em aquisição fonológica - Volume 4. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária - UFPel, 2011, p. 179-190.

ALVES, U. K.; ZIMMER, M. C. Percepção e produção dos padrões de VOT do inglês por aprendizes brasileiros: O papel de múltiplas pistas acústicas sob uma perspectiva dinâmica. Alfa: Revista de linguística, v. 59, p.155-175, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1502-7.

BAKER, W.; TROIMOVICH, P. Perceptual paths to accurate production of L2 vowels: the role of individual differences. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 44, p. 231-250, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1515/IRAL.2006.010.

BECKER, M. Globalização, inglês como língua franca e inteligibilidade. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. (org.). O jeitinho brasileiro de falar inglês. Campinas: Pontes, 2014. p. 223-239.

BEST, C.; TYLER, M. Nonnative and second-language speech perception: commonalities and complementarities. In: BOHN, O.; MUNRO, M.(org.). Language experience in second language speech learning: In honor of James Emil Flege. Amsterdam: John Benjamins, 2007. p. 13-34.

BOERSMA, P.; WEENINK, D. Praat: doing phonetics by computer. Versão 6.0.07, 2019. Disponível em: http://www.praat.org.

CARLET, A.; KIVISTÖ-DE SOUZA, H. Improving L2 pronunciation inside and outside the classroom. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, v. 71, n. 3, p. 99-124, sep. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2018v71n3p99.

CELCE-MURCIA, M. et al. Teaching pronunciation: a reference for teachers of English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

CELCE-MURCIA, M. et al. Teaching pronunciation: a course book and reference guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CRISTÓFARO-SILVA, T. et al. Fonética Acústica: os sons do português brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2019.

DERWING, T. M.; MUNRO, M. J. Pronunciation fundamentals: evidence-based perspectives for L2 teaching and research. Netherlands: John Benjamins Publishing Company, 2015. (v. 42).

FLEGE, J. E. Second language speech learning: Theory, findings, and problems. In: STRANGE, W. (ed.). Speech perception and language experience: Issues in crosslanguage research. Baltimore: York Press, 1995, p. 233-277.

GORDON, J.; DARCY, I. The development of comprehensible speech in L2 learners: A classroom study on the effects of short-term pronunciation instruction. Journal of Second Language Pronunciation, vol. 2, n. 1, p. 56-92, 2016. DOI:10.1075/jslp.2.1.03gor.

HOLT, L.; LOTTO, A. Cue weighting in auditory categorization: implications for first and second language acquisition. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 119, n. 5, p. 3059-3071, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1121/1.2188377.

KUPSKE, F. F. Imigração, atrito e complexidade: a produção das oclusivas surdas iniciais do inglês e do português por brasileiros residentes em Londres. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. 233f.

KUPSKE, F. F. A complex approach on integrated late bilinguals’ English VOT production: a study on South Brazilian immigrants in London. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, v. 70, n 3, p. 81-93, set./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n3p81.

KUPSKE, F. F.; ALVES, U. Orquestrando o caos: O ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da complexidade. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 2771-2784, out./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p277.1

ISTRE, G. L. Um estudo do VOT em monolíngües brasileiros. Estudo não publicado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brazil., 1980.

JENKINS, J. The phonology of English as an international language: new models, new norms, new goals. Oxford, GB: Oxford University Press, 2000.

LISKER, L.; ABRAMSON, A. S. A cross-language study of voicing in initial stops: Acoustical measurements. Word, vol. 20, n. 3, p. 384-422, 1964.

MAURANEN, A.; RANTA, E. English as a lingua franca: Studies and findings. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2009.

MACWHINNEY, B. Emergentism: Use often and with care. Applied Linguistics, n. 27, p. 729-740, 2006. Disponível em: https://10.1093/applin/aml035.

McKEOUGH, A. Teaching for transfer: Fostering generalization in learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1995.

REIS, M. S.; NOBRE-OLIVEIRA, D. Effects of perceptual training on the identification and production of the English voiceless plosives aspiration by Brazilian EFL learners. In: NEW SOUNDS, 2007, Florianópolis. Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech. Florianópolis: UFSC, 2007. p. 398-407.

REIS, M. S.; NOBRE-OLIVEIRA, D.; RAUBER, A. Effects of perceptual training on the identification and production of the English voiceless plosives by Brazilian EFL learners. In: NEW SOUNDS, 2007, Florianópolis. Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech. Florianópolis: UFSC, 2007. p. 25-28.

SAITO, K. Effects of instruction on L2 pronunciation development: A synthesis of 15quasi‐experimental intervention studies. TESOL Quarterly, v. 46, n. 4, p. 842-854, 2012.

SANCIER. M. L.; FOWLER, C. A. Gestural drift in a bilingual speaker of Brazilian Portuguese and English. Journal of Phonetics, v. 27, n. 4, p. 421-436, 1997.

SCHMIDT, R. Consciousness and foreign language learning: a tutorial on the role of attention and awareness in learning. In: SCHMIDT, R. (ed.). Attention and awareness. Honolulu, HI: University of Hawaii, National Foreign Language Resource Center, 1995.

SCHWARTZHAUPT, B. M. Factors influencing Voice Onset Time: analyzing Brazilian Portuguese, English and interlanguage data. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SCHWARTZHAUPT, B. M.; ALVES, U. K.; FONTES, A. B. A. L. The role of L1 knowledge on L2 speech perception: investigating how native speakers and Brazilian learners categorize different VOT patterns in English. Revista de Estudos da Linguagem, v. 23, n. 2, p. 311-334, 2015.

SEIDLHOFER, B. Understanding English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SILVEIRA, R.; ALVES, U. Noticing e instrução explícita: Aprendizagem fonéticofonológica do morfema-ed. Nonada Letras em Revista, vol. 2, n. 13, p. 149-159, 2009.

THOMSON, R.; DERWING, T. The effectiveness of L2 pronunciation instruction: A narrative review. Applied Linguistics, vol. 36, n. 3, p. 326-344, 2015. DOI: https://10.1093/ applin/amu076.

TORIBIO, A; BULLOCK, B.; BOTERO, C.; DAVIES, K. Perseverative phonetic effects in bilingual code-switching. In: GESS, R. S.; RUBIN, E. J. (eds.). Theoretical and experimental approaches to Romance linguistics. Salt Lake City: John Benjamins, 2005, p. 291-306.

ZIMMER, M.; ALVES, U. A aprendizagem de L2 como processo cognitivo: a interação entre conhecimento explícito e implícito. Nonada, Porto Alegre, v. 9, p. 157-174, 2006.

Downloads

Publicado

2020-10-22