O desenvolvimento da linguagem e sua interação com outros aspectos da cognição: o caso das questões mediais em inglês e em português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n3p169Resumo
Crianças pré-escolares que adquirem o inglês e o português brasileiro apresentam um comportamento peculiar quando solicitadas a produzir perguntas com múltiplas cláusulas. Em tarefas de produção eliciadas, às vezes são produzidas estruturas com um elemento-wh extra na posição medial. Essas questões mediais são impossíveis nas línguas adultas que estão sendo adquiridas. Seguindo uma hipótese levantada por Grolla & Lidz (2018), propomos que as produções infantis não são geradas pela gramática infantil, mas refletem as dificuldades de seu sistema cognitivo em desenvolvimento. Mais especificamente, propomos que a capacidade de controle de inibição mais limitada das crianças as leva a pronunciar elementos com altos níveis de ativação em lugares errados da estrutura. Dados experimentais em ambas as línguas são fornecidos, o que corrobora essa afirmação. Esses dados mostram que crianças com capacidade de controle de inibição mais limitada têm maior probabilidade de produzir perguntas-wh mediais.
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