O desenvolvimento da linguagem e sua interação com outros aspectos da cognição: o caso das questões mediais em inglês e em português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n3p169

Resumo

Crianças pré-escolares que adquirem o inglês e o português brasileiro apresentam um comportamento peculiar quando solicitadas a produzir perguntas com múltiplas cláusulas. Em tarefas de produção eliciadas, às vezes são produzidas estruturas com um elemento-wh extra na posição medial. Essas questões mediais são impossíveis nas línguas adultas que estão sendo adquiridas. Seguindo uma hipótese levantada por Grolla & Lidz (2018), propomos que as produções infantis não são geradas pela gramática infantil, mas refletem as dificuldades de seu sistema cognitivo em desenvolvimento. Mais especificamente, propomos que a capacidade de controle de inibição mais limitada das crianças as leva a pronunciar elementos com altos níveis de ativação em lugares errados da estrutura. Dados experimentais em ambas as línguas são fornecidos, o que corrobora essa afirmação. Esses dados mostram que crianças com capacidade de controle de inibição mais limitada têm maior probabilidade de produzir perguntas-wh mediais.

Biografia do Autor

Elaine Grolla, Universidade de São Paulo

Departamento de Linguística

Professora associada (livre docente)

 

Adam Liter, University of Maryland

Department of Linguistics

PhD student

Jeffrey Lidz, University of Maryland

Department of Linguistics

Professor

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Publicado

2020-10-22