Ware, Vron (org.). Branquidade:identidade branca e multiculturalismo
Resumo
Lia o livro Branquidade: identidade branca e multiculturalismo sentada em minha mesa na sala dos professores na universidade em que leciono. Uma colega aproximou-se e me perguntou sobre o que era o livro. Resumindo grosseiramente os argumentos complexos da obra respondi que tratava de “desaprender os privilégios de ser branca”. Minha colega deu uma sonora risada e com o característico sotaque retrucou:“Privilégio de ser branca? Eu sou carioca, e no Rio privilégio é ser mulata gostosa”. Acredito que iniciar esta resenha com essa micronarrativa sugere a dificuldade de livrar-se de pré-conceitos já tão arraigados, mesmo em meios onde o racismo e a noção de vantagens adquiridas a custo da cor da pele deveriam ser criticamente considerados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Ramayana Lira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.