Ware, Vron (org.). Branquidade:identidade branca e multiculturalismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Lia o livro Branquidade: identidade branca e multiculturalismo sentada em minha mesa na sala dos professores na universidade em que leciono. Uma colega aproximou-se e me perguntou sobre o que era o livro. Resumindo grosseiramente os argumentos complexos da obra respondi que tratava de “desaprender os privilégios de ser branca”. Minha colega deu uma sonora risada e com o característico sotaque retrucou:“Privilégio de ser branca? Eu sou carioca, e no Rio privilégio é ser mulata gostosa”. Acredito que iniciar esta resenha com essa micronarrativa sugere a dificuldade de livrar-se de pré-conceitos já tão arraigados, mesmo em meios onde o racismo e a noção de vantagens adquiridas a custo da cor da pele deveriam ser criticamente considerados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.