Sobre Consumidores y Ciudadanos O capitalismo revisitado globais2
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2001n40p132Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2001n40p132
O fenômeno da globalização, tal como concebido pelo regime neoliberal, tem sido alvo constante de críticas por parte de intelectuais e ativistas que não só questionam os princípios ditatoriais a partir dos quais o modelo é elaborado e imposto à economia mundial, mas apontam para possíveis alternativas que possam formar as bases de uma globalização solidária e contrahegemônica. Ao contrário do que se postula acerca dos benefícios advindos de processos como a abertura de mercados, o livre comércio e o Reviews/Resenhas 133 enfraquecimento dos Estados-nação, críticos das mais diversas áreas têm revelado o caráter centralizador da globalização neoliberal, a qual, longe de propiciar a dita homogeneização mundial, parece reordenar diferenças e desigualdades, tornando irrelevantes regiões cuja dependência e instabilidade financeiras as impedem de atuar competitivamente no mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.