À luz de uma revolta: a festa e o after de The Boys in the Band
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e75488Resumo
Este artigo analisa a transformação na recepção crítica da peça The Boys in the Band, de Mart Crowley, enfocando-se o período transcorrido entre o lançamento da peça, em 1968, e sua versão cinematográfica, em 1970. Parte-se de uma breve contextualização e análise dos aspectos pioneiros da obra e de suas adaptações, assim como de suas reavaliações suscitadas pelos acontecimentos históricos circundantes, em especial à Revolta de Stonewall, marco para o Movimento LGBTQI+, ocorrida em 1969. No contexto de análise da recepção do texto original de Crowley, serviram de apoio reflexões de Hans Robert Jauss sobre o horizonte de expectativas dos leitores e aquele suscitado por uma obra literária.
Referências
ALTMAN, D. Homosexual: Oppresion and Liberation. New York: NYU Press, 1993.
BARNES, C. Theater: “Boys in the Band” Opens Off Broadway. The New Work Times, New York, p. 48, 15 Apr. 1968. Disponível em: http://graphics8.nytimes.com/packages/pdf/theater/Boys_inthe_Band.pdf. Acesso em: 6 mar. 2020.
BELL, M. The Boys in the Band: Flashpoints of Cinema, History, and Queer Politics. Detroit, Michigan: Wayne State University Press, 2016.
BURKE, T. The New Homossexuality. Esquire, New York, n. 72, p. 178, Dec. 1969.
CEIA, C. Horizonte de expectativas (Erwartungshorizont). In: CEIA, C. (coord.). E-Dicionário de Termos Literários, 27 dez. 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/horizonte-de-expectativas-erwartungshorizont/. Acesso em: 6 mar. 2020.
CLUM, J.M. Still Acting Gay. rev. ed. New York: St. Martin´s Griffin, 2000.
CROWLEY, M. The Boys in the Band. New York: Alyson Books, 2008.
D’EMILIO, J. Making Trouble: Essays on Gay History, Politics, and the University. New York, London: Routledge, 1992.
FERRY, L.; RENAUT, A. Pensamento 68 – ensaio sobre o anti-humanismo contemporâneo. São Paulo: Ensaio, 1988.
FONE, B. Homophobia: A History. New York: Picador, 2000.
HOBBES, M. The Epidemic of Gay Loneliness. Huffpost, 2 mar. 2017. Disponível em: http://highline.huffingtonpost.com/articles/en/gay-loneliness/. Acesso em: 6 mar. 2020.
JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2002.
JAMESON, F. Periodizando os anos 60. In: HOLANDA, H.B. de. (org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. p. 81-126.
JAMESON, F. Marxismo e forma: teorias dialéticas da literatura no século XX. São Paulo: Hucitec, 1985.
JAUSS, H.R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
KAUFFMAN, S. Homosexual Drama and Its Disguises. The New York Times, New York, section A, p. 9323, Jan. 1966.
MAKING the boys. Direção e produção: Crayton Robey. New York: Crayton Robey, 2010. Documentário, 24’49”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GzCIsWv0aP4&t=8s. Acesso em: 6 mar. 2020.
QUINALHA, R.H. O mito fundador de Stonewall. CULT, São Paulo, n. 246, 3 jun. 2019. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/o-mito-fundador-de-stonewall/. Acesso em: 6 mar. 2020.
SCHWARZ, R. A lata de lixo da história. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
STONEWALL Special: Looking Back at “The Boys in the Band”. Theater Talk. New York: PBS, 20 June 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fVcwo6vtPZQ. Acesso em: 6 mar. 2020.
WESTSTRATE, N.M.; MCLEAN, K.C. The rise and fall of gay: A cultural-historical approach to gay identity development. Memory, v. 18, n. 2, p. 225-240, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Renato Barreto Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.