Falar de si, falar do outro: o personagem Arturo Bandini de John Fante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e76083

Resumo

Os romances analisados têm como elo o personagem Arturo Bandini, considerado alter ego do escritor John Fante, cujo contexto é o da Grande Depressão americana: Wait Until Spring, Bandini (1938), The Road to Los Angeles (cronologicamente este é o primeiro romance da saga, mas foi publicado apenas postumamente, em 1985), Ask the Dust (1939) e Dreams from Bunker Hill (1982). Considerando as temáticas e o estilo de escrita de John Fante nos romances aqui discutidos, podemos relacioná-los à experiência do escritor marginal em um panorama nada favorável: um futuro pouco promissor em um país que amarga um cenário econômico recessivo. Forjado para a escrita, Bandini configura-se como uma espécie de espelhamento do autor, um personagem no qual Fante se insere através do tempo e da narrativa no âmbito da escrita de cunho autobiográfico.

Biografia do Autor

Lucimara de Andrade

Assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Professora colaboradora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada, linha de pesquisa Poéticas da Modernidade (2017). Mestre em Letras (Teoria Literária e Crítica da Cultura) pela Universidade Federal de São João del-Rei, linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural (2011). Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2008).

Matheus Roedel, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerias

Licenciado em Letras e Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG. Professor da rede estadual de educação de Minas Gerais. Escritor e produtor audiovisual.

Referências

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio

de Janeiro: EDUERJ, 2010.

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski.Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense

Universitária, 2002.

BOURDIEU, P. Post Scriptum: Elementos de uma crítica “vulgar” das críticas “puras”. In: BOURDIEU, P. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. Tradução de Daniela Kern, Guilherme J. F. Teixeira. 2ª Ed. 1ª. Reimpressão. Porto Alegre: Zouk, 2013. p. 448-502.

CORRÊA, M. R; FRANÇA, C. A figura do bricoleur em práticas artísticas. Visualidades, Goiânia, v.12, n.2, p. 225-239, jul-dez 2014.

DALCASTAGNÈ, R. Vivendo a ilusão biográfica. A personagem e o tempo na

narrativa brasileira contemporânea. Literatura e sociedade, São Paulo, n. 8, p. 112-125,

DOUBROVSKY, S. Fils. Paris: Galilée, 1977.

FAEDRICH, A. O conceito de autoficção: demarcações a partir da literatura brasileira contemporânea. Itinerários, Araraquara, n. 40, p. 45-60, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/8165/5547. Acesso em: 14 fev. 2020.

FANTE, J. Ask the Dust. 1939. Santa Rosa, CA: Black Sparrow Press, 1980.

FANTE, J. Dreams from Bunker Hill. Santa Rosa, CA: Black Sparrow Press, 1982.

FANTE, J. Espere a primavera, Bandini. São Paulo: Brasiliense, 1990.

FANTE, J. Pergunte ao pó. São Paulo: Brasiliense, 1987.

¬¬¬¬¬¬FANTE, J. Pergunte ao pó. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

FANTE, J. Rumo a Los Angeles. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FANTE, J. Sonhos de Bunker Hill. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FANTE, J. The Road to Los Angeles. Santa Rosa, CA: Black Sparrow Press, 1985.

FANTE, J. Wait Until Spring, Bandini. 1938. Santa Rosa, CA: Black Sparrow Press, 1983.

FANTE, J. MENCKEN. H. L. Correspondance 1930-1952. Paris: Christian Bourgois Éditeur, 1991.

KRISTEVA, J. Tocata e fuga para o estrangeiro. In: KRISTEVA, J. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução de Maria Carlota C. Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 9-46.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte:

UFMG, 2008.

LEMINSKI, P. Prefácio. In: FANTE, John. Pergunte ao pó. São Paulo: Brasiliense, 1987. s.p.

LIMA, M. F. “As coisas não estão assim tão mal dentro da minha pele”: a autoficção em Tanto faz, de Reinaldo Moraes. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 183-202, 2018.

LÍSIAS, R. O céu dos suicidas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2012.

LÍSIAS, R. Divórcio. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2013.

WATT, I. A ascensão do romance. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Edição

Seção

I. Escritas de vida através dos gêneros