A arte da culpa e da Autodivisão: A Spy in the House of Love de Anaïs Nin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e78045

Resumo

A Spy in the House of Love (1954), romance semiautobiográfico de Anaïs Nin, subjetiviza a experiência física das infidelidades de uma esposa enquanto personifica os terrores mentais de sua culpa por meio de uma figura masculina: The Lie Detector (O Detector de Mentiras). Em uma tournée de autodescoberta, Sabina é uma atriz de bastidores que estetiza seus casos adúlteros em uma sofisticada arte de autodivisão, na qual ela desempenha intermitentemente os papéis de Doña Juana byroniana e da melodramática Emma Bovary para continuar a valorizar sua liberdade sexual com muitos amantes, sem perder a proteção do marido paternal. Embora a culpa seja parte do artifício de Sabina, o risco real inerente às suas autodivisões e autocontradições como resultado de suas infidelidades é se perder em suas próprias mentiras e não conseguir encontrar sua verdadeira identidade além da tela cubista de seus “eus” fragmentados.

Referências

Bair, Deirdre. Anaïs Nin: A Biography. Bloomsbury, 1995.

Balakian, Anna.‘“… and the Pursuit of Happiness’: The Scarlet Letter and A Spy in the

House of Love.” Mosaic: An Interdisciplinary Critical Journal, vol. 11, no. 2, pp. 163-170.

Beauvoir, Simone de. The Second Sex, translated by Constance Borde and Sheila Malovany-Chevallier. Vintage, 2011.

Brians, Paul. “Sexuality and the Opposite Sex: Variations on a Theme by Théophile Gautier and Anaïs Nin.” The Critical Response to Anaïs Nin, edited by Philip K. Jason, Greenwood Press, 1996, pp. 118-132.

Cixous, Hélène. “The Laugh of the Medusa,” translated by Keith Cohen and Paula Cohen. Signs, vol. 1, no. 4, 1976, pp. 875-893.

Franklin V., Benjamin. “Advertisements for Herself: The Anaïs Nin Press.” The Papers of the Bibliographical Society of America, vol. 91, no. 2, 1997, pp. 159-190.

Franklin V., Benjamin, and Duane Schneider. Anaïs Nin: An Introduction. Ohio UP, 1979.

Friedman, Ellen G. “Where are the Missing Contents? (Post)Modernism, Gender, and the Canon.” PMLA, vol. 108, no. 2, 1993, pp. 240-252.

Glicksberg, Charles I. The Sexual Revolution in Modern English Literature. Springer, 1973.

Jarczok, Anita. “Introduction.” A Spy in the House of Love, by Anaïs Nin, Swallow Press, Ohio UP, 2014, pp. vii-xii.

Jensen, Finn. Henry Miller and Modernism: The Years in Paris, 1930-1939. Palgrave Macmillan, 2019.

Knapp, Bettina L. Anaïs Nin. Ungar, 1978.

Nin, Anaïs. A Spy in the House of Love. Swallow Press, Ohio UP, 1995.

Nin, Anaïs. The Diary of Anaïs Nin, volume I: 1931-1934, edited by Gunther Stuhlmann, Harcourt, 1994.

Paiva de Oliveira, Ubiratan. “A Spy in the House of Love: An Introduction to Anaïs Nin.” Ilha do Desterro, vol. 14, 1985, pp. 71-81.

Podnieks, Elizabeth. Daily Modernisms: The Literary Diaries of Virginia Woolf, Antonia White, Elizabeth Smart, and Anaïs Nin. McGill-Queen’s UP, 2000.

Richard-Allerdyce, Diane. Anaïs Nin and the Remaking of the Self: Gender, Modernism, and Narrative Identity. Northern Illinois UP, 1998.

Spencer, Sharon. “Anaïs Nin’s ‘Continuous Novel’ Cities of Interior.” A Casebook on Anaïs Nin, edited by Robert Zaller, The New American Library, 1974, pp. 65-76.

Spencer, Sharon. “The Music of the Womb: Anaïs Nin’s ‘Feminine’ Writing.” Breaking the

Sequence: Women’s Experimental Fiction, edited by Ellen G. Friedman and Miriam Fuchs, Princeton UP, 1989, pp. 161-173. The New Oxford Annotated Bible with the Apocryphal/Deuterocanonical Books, New Revised Standard Version, edited by Michael D. Coogan et al., Oxford UP, 2001.

Tookey, Helen. Anaïs Nin, Fictionality and Femininity: Playing a Thousand Roles. Clarendon Press, 2003.

Woolf, Virginia. “A Room of One’s Own.” A Room of One’s Own and Three Guineas, edited by Morag Shiach, Oxford UP, 2000, pp. 3-149.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Edição

Seção

I. Escritas de vida através dos gêneros