John Donne no Brasil
Resumo
O leitor fica sem saber a troco do que John Donne lhe surge de repente, num virar de página, e através de períodos que parecem responder a uma pergunta que não foi formulada.(...) Ninguém, nem o Sr. Afrânio Coutinho falara, até então, de John Donne,(...). Simplesmente, esse trecho, como inúmeros outros (quase todos) do livro, revela que leituras apaixonantes obrigaram o professor Afrânio Coutinho a tomar em seu caderno alguns apontamentos eruditos. (MARTINS 1983 vol.I: 621) A citação acima, extraída de um artigo de Wilson Martins (in O Estado de São Paulo, 25/02/54), ilustra bem a posição reservada a John Donne, até então, por aqueles que, no Brasil, se dedicavam aos estudos de literatura. “A troco do que” - perguntava o autor - deveria ser o leitor de Correntes Cruzadas confrontado com o nome de Donne? Quem, até aquele momento, dele se ocupara? Ninguém, respondia o erudito articulista (nem mesmo o Sr. Afrânio Coutinho), embora reconhecendo que o nome do poeta pudesse ter sido fonte de algumas “leituras apaixonantes” . Interessava-lhe apontar enfaticamente, porém, que a lembrança de Donne surgia de maneira gratuita, desligada de qualquer argumentação ou contexto que a preparas se ou justificasse. Não apenas Afrânio Coutinho silenciara sobre a obra de Donne em seu livro; ninguém, de fato, havia, até aquele momento, dedicado, ao poeta, qualquer atenção mais demorada. Curiosamente, o próprio artigo, assim como o livro nele discutido, atestava, no entanto, que o esquecimento do nome de Donne estava por findar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Jose Garcez Ghirardi, John Milton
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.