O desenvolvimento da coesão: estratégias da passagem do contexto ao texto
Resumo
Este artigo pretende apresentar os princfpios embasadores do estudo da coesao lingiiistica no texto produzido por criancas de 9 a 12 anos e resultados obtidos mediante a analise desse 'corpus', sintetizando algumas conclusOes de minha tese de doutorado (Guimaries 1990). Nesse estudo, coesio é vista como uma propriedade relacional da ocorrencia de elementoslingilisticos na superficie textual. Tais elementos se apresentam ligados entre si de modo a assegurar uma relacio significativa entre eles e a garantir o sentido e a unidade do texto. Esses elementos lingilisticos foram agrupados em quatro mecanismos ou recursos coesivos: referencia, seqiiencia temporal, conexio frasica e conexio interfrisica. No presente artigo, seri° explorados apenas os mecanismos de referencia e de seqilencia temporal.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1992 Ana Maria Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.