To the lighthouse: a unidade da obra-prima na cumplicidade da prosa poética com a pintura e o cinema"

Thereza Maria Lustosa de Castro Faria

Abstract


Pode-se bem dizer, a respeito da obra de Virginia Woolf, que o caráter difuso que domina a concepção do design de Jacob's Room é substituído, em Mrs. Dalloway, por outro, de natureza centralizadora, regido por urn princípio redutivo, simplificador, que restringe esse romance de arquitetura clássica a regras de unidades bem marcadas: tempo, lugar e ação obedecem a severo controle, enquanto partes do mundo exterior. Esse impulso centralizador, observado em Mrs. Dalloway, persiste ainda em To the Lighthouse (1927), em razão das fortes características clássicas de sua estrutura, se bem que com o toque de originalidade sempre peculiar a visão de Virginia Woolf.

Keywords


English Language; English



DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Copyright (c) 1990 Thereza Maria Lustosa de Castro Faria

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.