Variações lingüísticas e suas implicações no ensino do vernáculo: uma abordagem sociolingüística
Resumo
0 quadro da realidade econômica brasileira evidência que a grande maioria da população pertence as camadas populares, i.e. camadas de baixo poder aquisitivo. Assim sendo, "nem é preciso buscar razões ideológicas ou politicas para concluir que a escola e, fundamentalmente, uma escola para o povo" (Soares, 1986:5). Entretanto, se por um lado não se pode negar uma já antiga preocupação do governo e de professores em busca de solução para a tão denunciada precariedade do ensino para o povo, através da democratização da escola, por outro lado, sabe-se que a escola ainda não conseguiu satisfatória e efetivamente atender a demanda das camadas populares, seja em termos qualitativos, seja em termos quantitativos. É um ensino marcado pelo fracasso, caracterizado pelo êxodo e pelo alto indice de repetência, sem falar no problema estigmatizador do analfabetismo que, em certas regiões, chega a um percentual médio de 60%.Downloads
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Copyright (c) 1988 Rosa Maria Assis
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