Estratégias de inferência lexical na leitura de segunda língua

Angela B. Kleiman

Abstract


0 conhecimento de palavras esta fortemente relacionado
à capacidade de compreender o texto escrito. Embora a natureza da relação seja obscura e as explicações polêmicas (vide, por exemplo, as correlações em testes de aptidão verbal e inteligência, Carroll, 1972, Freebody e Anderson, 1979), vários estudos indicam inequivocamente a existência de tal relação (Davis,1968, Carroll, 1972). No nível puramente intuitivo, o leitor parece pressupor tal relaçãc, a julgar pela expectativa bastante comum do aprendiz de segunda língua de que as suas dificuldades a leitura dessa língua serão minimizadas se ele souber o significado de todas as palavras do texto. Esta visão unilateral da compreensão do texto é apenas sintomática do nível de frustração que um texto povoado de palavras desconhecidas cause no leitor.

Keywords


Língua Inglesa; Literatura Inglesa



DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Copyright (c) 1985 Angela B. Kleiman

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.