Virginia Woolf em outra cena modernista: por novas leituras de Freshwater: a comedy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2023.e92232

Palavras-chave:

Virginia Woolf, Freshwater, Modernismo, Teatro, Comédia

Resumo

Este artigo objetiva inserir Freshwater: A Comedy (1923/1935), único experimento teatral assinado pela escritora inglesa Virginia Woolf, nos debates em torno da cena modernista, mobilizados em leituras críticas de seu amplo projeto literário. É consenso na crítica especializada que a obra de Woolf coaduna o estético e o político e que seus textos modernistas, além de brincadeiras e experimentos performáticos, questionam verdades estanques do pensamento ocidental, especialmente no que se refere a imbricações entre gêneros literários e performances de gênero nas transições críticas entre os termos “avant-garde”, “modernista”, e “pós-modernista” (GOLDMAN, 2004; WHITWORTH, 2010). Contudo, a peça Freshwater não figura como objeto de análise de muitos estudos dedicados à obra de Woolf. Então, este trabalho mostrará que essa comédia da autora em foco pode contribuir para releituras contemporâneas do modernismo, especialmente se lida como uma de suas intervenções vanguardistas, marcadas pelo pós-vitorianismo (ELLIS, 2007) de seu projeto literário.

Biografia do Autor

Davi Pinho , UERJ

Professor Associado de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também atua como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras. É bolsista de produtividade da FAPERJ por meio dos programas JCNE e Prociência. É autor, editor, e ensaísta de/em diversos títulos da crítica woolfiana, bem como de/em livros das áreas de Literatura Comparada, Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Inglesa. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3438-1895.  E-mail: davi.pinho@uerj.br

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Publicado

2023-08-22