O impacto do nível de evidência científica em preprints sobre COVID-19 no seu compartilhamento no Twitter (X) Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.100852

Palavras-chave:

Comunicação científica, Evidência Científica, COVID-19, Altmetria, Desinformação

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar o nível de evidência científica dos preprints sobre COVID-19 compartilhados no Twitter (X) no Brasil, entre 2020 e junho de 2023 e o impacto desses compartilhamentos no debate público sobre a pandemia do Novo Coronavírus no Brasil. Problema de pesquisa: a análise teve foco em responder questões objetivas em torno da altmetria que é: 1) Que nível de evidência científica apresentam os preprints mais compartilhados sobre covid no Twitter (X) Brasil? 2) Com que intenção os preprints foram compartilhados de acordo com seu nível de evidência científica? 3) Qual o perfil dos usuários que compartilharam esses preprints.

Método: O estudo mapeou os preprints sobre COVID-19 entre os anos de 2020 a junho de 2023, identificando o nível de evidência científica de cada um deles, bem como o teor de seus compartilhamentos no Twitter (X). Foram utilizados procedimentos de revisão de literatura, pesquisa documental e análises da evidência científica, de conteúdo e altmétrica.

Resultados: Quanto mais baixo o nível de evidência científica dos preprints, maior foi a quantidade de seus compartilhamentos no Twitter (X). Mensagens categorizadas como “movimento antivacina” foram as mais recorrentes e parte expressiva dos usuários se auto apresenta como “conservador”.

Conclusões: O presente estudo constatou uma tendência à disseminação de notícias falsas e ou deturpadas a partir da produção científica, então eminente, sobre a pandemia de COVID-19. O elevado nível de desinformação presente nesses compartilhamentos evidenciou a necessidade de que informações científicas sejam interpretadas a partir de evidências científicas, em contraposição a discursos contrários à ciência.

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Biografia do Autor

Eduardo Santos Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do conhecimento.

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação (2015) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (2012). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Editor do periódico científico Ciência da Informação em Revista. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Áreas de interesse: Estudos métricos da informação na web; Cibermetria; Altmetria; Mediação da informação em ambientes digitais; Internet e Política; Regime de informação em contextos digitais. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

ROCHA, Eduardo Santos; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. O impacto do nível de evidência científica em preprints sobre COVID-19 no seu compartilhamento no Twitter (X) Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.100852. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/100852. Acesso em: 2 jan. 2025.